Produção de leite é perdida no Sul

Produtores de Pitanga protestaram na manhã desta quinta, dia 26A entrega do leite é comprometida nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul devido à paralisação dos caminhoneiros, que chega nesta quinta, 26, ao nono dia.

Produtores de leite de Pitanga, no Paraná, realizaram, nesta manhã, uma manifestação diante da perda do produto, já que não há coleta nas propriedades e nem lugar para armazenar. Em grupo, os agricultores atiraram o leite na rua, segurando cartazes em crítica ao escândalo de corrupção na Petrobras. Segundo dados do governo federal, 40 pontos nas rodovias do interior do Estado foram bloqueados. Na terça, dia 24, produtores de Marmeleiro (PR) descartaram mais de 3 mil litros de leite.

A produção não consegue atravessar os caminhoneiros para descarregar nas cooperativas. As Ceasas de Foz do Iguaçu e Cascavel registram baixa na comercialização esta semana e falta de alguns produtos. O Sindicato da Indústria de Leite e Derivados do Paraná determinou a suspensão das atividades nos laticínios. Assim, produtos como leite, queijos e iogurtes deixam de ser processados e distribuídos. Sem a possibilidade de receber o leite, a indústria pode suspender também o pagamento aos produtores.

A situação é semelhante em Santa Catarina. A Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc) divulgou nota alertando que o movimento grevista dos caminhoneiros e transportadores está “aniquilando a agricultura familiar” no oeste do Estado. A federação informa que compreende as razões econômicas que motivaram o movimento, mas afirma que as famílias rurais estão sendo profundamente prejudicadas e muitas terão prejuízos.

Somente no oeste catarinense circulam diariamente 6 milhões de litros de leite, 3 milhões de frangos e 20 mil suínos que formam a base da economia regional. Todo esse fluxo foi interrompido pelos bloqueios.Os frigoríficos estão reduzindo o ritmo de abates de aves e suínos e os laticínios já suspenderam a coleta de leite na região.