SC oferece calcário e sementes para aumentar a produtividade de milho

Para contornar o déficit anual de 3 milhões de toneladas do grão, agricultores familiares recebem incentivo do governo

O governo de Santa Catarina promete investir R$ 50 milhões no programa Terra Boa, que tem como objetivo garantir o abastecimento de milho no estado.  Para contornar o déficit anual de três milhões de toneladas do grão, os agricultores familiares recebem incentivo do governo para serem investidos somente na aquisição de calcário e sementes.

“Na prática, nossos agricultores vão receber calcário e sementes de milho com alta tecnologia com subsídio do governo. Nós sabemos que os produtores de grande escala já adotam tecnologia de ponta e conseguem produtividades acima de 12 toneladas por hectare e nosso produtor familiar também deve ter acesso a essa produtividade”, disse o secretário-adjunto da Secretaria da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, Airton Spies.

De acordo com o secretário, o produtor catarinense tem acesso ao programa por meio do escritório de assistência técnica da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). “Com mais área plantada, temos maior produtividade e isso ajuda a diminuir o nosso déficit. Precisamos disso, já que o estado é um grande consumidor de milho, por causa da produção de suínos, aves e leite”, falou.

Segundo o representante do governo, serão oferecidas 300 mil toneladas de calcário e 220 mil sacas de sementes. “Não digo que o investimento de R$ 50 milhões será capaz de reduzir o déficit a zero, mas contribui bastante. Atualmente, temos 200 mil produtores que em sua maioria têm menos de 50 hectares. Com o investimento ano a não, o aumento da produtividade acaba compensando, principalmente pelo desafio que é de trazer milho de outros estados com alto custo no transporte”, finalizou.