Acordo com China preocupa cadeia de maçã brasileira

País asiático tem subsídios para a produção, o que faz com que o valor da fruta chegue pela metade do preço que é vendida atualmente no Brasil

Fonte: Divulgação/Pixabay

Os produtores de maçã temem que o acordo de comércio bilateral entre Brasil e China prejudique o preço da fruta. A preocupação é porque o país asiático tem subsídios para a produção, o que faz com que o valor da maçã chegue pela metade do preço que é vendida atualmente no Brasil.

O país chinês pretende vender a fruta no Brasil por R$ 34 a caixa, porém, esse valor é apenas a produção da fruta no Brasil. O diretor e presidente da Associação Brasileira de Produtores de Maçã, Pierre Nicolas Péres, diz que ação pode prejudicar a produção brasileira.

Produção

A China produz 50% de toda a maçã do mundo, cerca de 40 milhões de toneladas da fruta. Os Estados Unidos é a segunda colocada e produz apenas cinco milhões de toneladas, enquanto o Brasil produz cerca de um milhão de tonelada.

O Brasil exporta cerca de 15% da produção, e o principal mercado é Bangladesh.  Na Europa, o Brasil exporta para as grandes potências tais como, Reino Unido, Itália, Holanda, Portugal e Espanha. No oriente médio, a maçã vai para a Arábia Saudita e Emirados Árabes.

O Brasil produz 55% de maçã do grupo gala, 40% da fuji e 5% de outros tipos. Já a China, produz 75% apenas do tipo fuji e 25% dos outros tipos.

• Veja a entrevista com Péres e entenda mais sobre o assunto: