Iagro investiga a morte de mil bois em Mato Grosso do Sul

Segundo a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, a principal suspeita é que a causa da morte seja botulismo, que não é contagioso

Fonte: Divulgação

Pelo menos mil animais de confinamento morreram na última semana na fazenda Monica Cristina, da empresa Marca 7 Pecuária, localizada em Ribas do Rio Pardo, em Mato Grosso do Sul.

De acordo com a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), duas visitas foram realizadas na propriedade e amostras da alimentação do gado foram retiradas na última sexta-feira, dia 4. A suspeita da entidade é que a causa da morte seja botulismo, que é uma intoxicação causada por bactérias. A expectativa é que o resultado da análise clinica saia até a próxima sexta-feira, dia 11.

Em nota, o dono da propriedade, Persio Ailton Tosi, informou que professores da área de clínica e patologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul também compareceram ao local para realizar a coleta de material para identificação da causa das mortes. Segundo ele, todos os animais da propriedade já haviam sido vacinados, em cumprimento ao que determina o Ministério da Agricultura.

Tosi afirma que o caso é isolado e que não há com o que se preocupar em relação a doenças desconhecidas ou qualquer outro tipo de epidemia. O Iagro informou que a suposta doença não é contagiosa e não é possível a transmissão para bovinos de outras fazendas.