Conab vai fazer leilão de frete para remover milho

As mais de 33 mil toneladas serão vendidas a preço de atacado para pequenos criadores usarem na ração animal

Fonte: Pixabay

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará leilão de frete, no dia 3 de abril, para contratar a remoção de 33,6 mil toneladas de milho para estados de todas as regiões do país. O produto será destinado ao atendimento do Programa de Vendas em Balcão (ProVB), pelo qual os pequenos criadores podem comprar milho a preço de atacado para uso na ração animal, informa a Conab.

A região Nordeste será o principal destino do milho removido. No Rio Grande do Norte, são esperadas 13,4 mil toneladas do grão. Deste total, 12,2 mil toneladas estão armazenadas em Taboporã (MT) e o restante sairá do município de Palmeira do Piauí (PI). Da cidade piauiense também sairão outras 7 mil toneladas com destino ao Ceará. Já a Paraíba deverá receber 6,5 mil toneladas de milho removidos de Mato Grosso.

Outras 5 mil toneladas do produto armazenadas em Taboporã terão como destino os Estados do Acre (300 toneladas), Espírito Santo (2 mil toneladas) e Rio Grande do Sul (2,7 mil toneladas). Em Goiás, a remoção de 1,7 mil toneladas de milho é interna. O produto sairá de Porteirão para as Unidades Armazenadoras da Conab em Goiânia, Palmeira de Goiás e Santa Helena de Goiás.  

A expectativa é que, após a contratação, o embarques comecem a partir do dia 16 de abril. Este é o quarto leilão de frete realizado em 2018 pela Conab. Nas demais operações contratadas, foram transferidas 61,7 mil toneladas de milho para atendimento ao programa.