Enfezamento vermelho causa prejuízos para o milho em Minas Gerais

A incidência do enfezamento vermelho pode ter aumentado por causa da intensificação do plantio e do uso de variedades de milho sem resistência

Fonte: Rodrigo Véras da Costa

A escassez de milho no mercado pode aumentar devido a uma doença conhecida como enfezamento vermelho. Ela é transmitida pela cigarrinha e vem atacando as lavouras do grão em Minas Gerais. A intensificação do plantio e o uso de variedades sem resistência podem ter contribuído para a infestação. No ano passado, a Bahia e Goiás também registraram perdas por causa do enfezamento.

A característica principal da doença é o avermelhamento das folhas, depois as plantas secam precocemente. As consequências dependem da fase da lavoura, porém, quanto mais cedo a planta é infectada, maiores são os prejuízos.

Na propriedade de Dario Grando, 40 hectares da lavoura secaram antes do tempo, e o produtor estima perdas acima de 80%. O produtor recomenda mudança de manejo e escolha de uma variedade de milho mais resistente para evitar a doença.

“Boa parte da minha plantação se perdeu. Plantei outra pequena área de milho tolerante ao inseto. Estou fazendo as aplicações de inseticidas uma vez por semana. Estou fechando a porteira, a recomendação é usar outro sistema de manejar a planta”, explica. 

• Veja a reportagem completa: