Espírito Santo fecha primeira importação de milho da Argentina

Setores de aves e suínos do estado compraram 25 mil toneladas do grão e buscam por fornecedores contínuos no país vizinho

Fonte: Divulgação / Pixabay

Um grupo de avicultores e suinocultores do estado do Espírito Santo fechou a compra da primeira carga de milho da Argentina. A operação foi realizada pela Associação dos Avicultores do Estado do ES (Aves) e pela Associação de Suinocultores do ES (Ases), que coordenam o grupo no processo de importação do produto. 

De acordo com o diretor executivo das entidades, Nélio Hand, a importação do milho é uma alternativa frente à dificuldade encontrada pelos produtores capixabas para garantir o abastecimento, além de tentar minimizar a pressão sobre o preço do produto no mercado interno. “Hoje o custo do milho está próximo aos R$ 60,00 por saco e a produção de aves, ovos e suínos está ficando insustentável, pelo alto custo do insumo, assim como está ocorrendo em boa parte do país”, disse.

Ele informou que os setores estão viabilizando uma compra de 25 mil toneladas de milho da Argentina, e que na próxima semana, produtores do Espírito Santo estarão no país vizinho com o objetivo de verificar os possíveis fornecedores do grão para novas operações, no intuito de assegurar o abastecimento no segundo semestre deste ano.

“A Secretaria de Agricultura do Estado está coordenando um grupo que irá realizar visitas à Argentina e Uruguai e nós estaremos com eles, para entre outros assuntos, discutir e verificar essa possibilidade de realizar operações contínuas a fim de garantir que essa alternativa de abastecimento seja fortalecida”, destacou.

Uma comitiva formada por empresários e pelo secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, permanece na Argentina até a próxima sexta, dia 27, na expectativa de fechar novos contratos.