Milho: com avanço da colheita, preços voltam a cair

A consultoria Safras & Mercado estima que a colheita no Brasil atingiu 9,3% da área

Fonte: Jarlei Cortese/Arquivo Pessoal

Após duas semanas de relativa estabilidade, os preços do milho voltaram a cair na maioria das regiões acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A melhora climática favoreceu o avanço da colheita, o que aumentou a oferta do cereal e levou compradores domésticos a reduzir o valor de suas ofertas. Os recuos mais intensos foram observados no Paraná e em Mato Grosso do Sul. No entanto, em Sorriso (MT), os leilões da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) têm sustentado as cotações. 

Na região de Campinas (SP), as baixas foram limitadas pela resistência dos produtores em vender e pela necessidade de alguns compradores de abastecer seus estoques.  Entre os dias 16 e 23 de junho, o indicador Esalq/Bm&fBovespa recuou 1,1%, fechando a R$ 26,82 por saca na sexta-feira, 23.

A consultoria Safras & Mercado estima que a colheita de milho segunda safra está com 9,3% de avanço em todo o Brasil. Mato Grosso, Goiás e Paraná são os estados com um ritmo mais acelerado de trabalho no campo.