Oferta elevada de milho faz preço perder força no mercado interno

Mercado sensível à variação do câmbio faz compradores se retraírem, apostando em recuo dos preços, afirma Cepea

Fonte: Luiz Carlos / Arquivo Pessoal

A grande oferta de milho no Brasil faz a cotação do grão enfraquecer no mercado interno, de acordo com a avaliação de analistas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP. 

De acordo com boletim publicado nesta segunda, dia 19, apesar do bom ritmo de exportações de milho em outubro, os preços domésticos perderam força na maioria das regiões pesquisadas pelo Cepea, sensíveis às variações do câmbio. 

Além da queda na paridade de exportação, compradores nacionais se retraíram, apostando no recuo dos preços. Vendedores, por sua vez, estariam mantendo a prioridade no mercado externo, mais remunerador.

Em outubro, o dólar acumula queda de 3,4%, fechando a R$ 3,84 na última sexta, dia 16. No mercado spot (de grãos disponíveis), na média de todas as regiões acompanhadas pelo Cepea, os preços do milho caíram em sete dias, tanto no mercado de balcão (preço recebido pelo produtor), quanto no de lotes (negociação entre empresas).