Canal Rural X chega a produtores de todo o Brasil; veja como sintonizar

Novo canal é voltado para a comunicação educativa direcionada ao homem do campo e conta com uma parceria com o Senar e a CNA

O produtor rural brasileiro ganhou uma ferramenta importante de informação e ela tem nome e sobrenome: Canal Rural X, o segundo veículo do Canal Rural, que chega com uma proposta educativa voltada à qualificação do homem do campo.

Profissionais de comunicação de São Paulo e Brasília se revezam para a produção de conteúdo. No ar durante as 24 horas do dia, o Canal Rural X já exibe novos formatos de programas. O principal programa da grade é o Canal do Produtor, projeto que é uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do instituto CNA, em parceria com o Canal Rural. A programação vai contar com seis horas diárias, indo das 6h às 12h, com o objetivo de levar educação e conhecimento aos profissionais do campo.

Para o presidente da CNA, João Martins, o canal é um importante meio para disseminar a base de conhecimento que as associações possuem. “A grande dificuldade é massificar o conhecimento que hoje detemos, produzimos muito material pra divulgação, então o nosso público, produtor rural, são em torno de 5 milhões e nós temos quase 3 milhões com renda inferior a meio salário mínimo. Nosso objetivo está em criar uma nova classe média no Brasil no meio rural e só será possível se disseminarmos conhecimento a esses produtores”, disse.

O Canal do Produtor vai ao ar a partir do dia 22 de junho com uma programação voltada para a educação no campo. “O primeiro projeto do Canal Rural X é o Canal do Produtor, onde nós vamos ter a partir da semana que vem seis horas de programação diária focadas em educação. Os técnicos do Senar de todo o país vão trabalhar nisso e vão levar a sua mensagem, levar educação, enfim, levar técnicas novas para produtores de todo o Brasil”, disse Júlio Cargnino, diretor de conteúdo do Canal Rural.

Para as operações da nova emissora, foi montada uma estrutura completa dentro do Palácio da Agricultura na capital federal. No espaço, funciona um estúdio onde trabalham as equipes técnicas, de programação e produção. O conteúdo produzido pela equipe de Brasília viaja por fibra ótica até a capital paulista, de onde é retransmitido via satélite para todo o Brasil.

Como sintonizar

Para receber esse sinal, o telespectador precisa ter uma parabólica com receptor digital. Para sintonizar o novo canal, o telespectador tem duas alternativas: fazendo a busca automática com o controle da parabólica, onde o Canal Rural X aparece automaticamente na lista, ouda forma manual, onde a polarização precisa estar no modo vertical, usando a frequência 03652 symbol rate 03000.

O produtor de frutas Roberto Losque, de Jundiaí (SP), foi um dos primeiros a sintonizar o Canal Rural X e revelou estar ansioso para o que virá nos próximos dias de programação. “A minha expectativa é de que venham cursos, informações que venham acrescentar para que o produtor possa aplicar no cotidiano aquele conhecimento que ele ainda não tem e que, através da televisão, ele tenha acesso. Eu acho muito importante”, disse.

Para Júlio Cargnino, do Canal Rural, todo o projeto do Canal Rural X foi pensando como uma maneira prática de acesso à informação para produtores rurais de todo o Brasil. “Quando a gente começou a criar esse projeto, um dos principais objetivos é que a essa ferramenta chegasse a qualquer lugar do Brasil e que ela fosse fácil e barata de acessar. Então basta que a pessoa tenha uma antena parabólica digital e uma televisão, e ela pode transformar qualquer sala, qualquer ambiente numa sala de aula. Então, qualquer fazenda a partir desse projeto, qualquer sindicato rural, qualquer escola rural, qualquer lugar pode receber esses conteúdos e receber essas aulas ao vivo pelo Canal do Produtor com um investimento muito pequeno”, completou.