Enchente mata rebanho de produtores no interior do Rio Grande do Sul

Barragem rompida destruiu estradas, alagou bairros e trouxe prejuízo aos produtores; perda foi de 90% do gado na área atingida

Um temporal culminou no rompimento de um açude em Rolante, no interior do Rio Grande do Sul. A situação, que aconteceu nesta quinta-feira, dia 5, provocou uma enchente de grande proporção no município, que teve cerca de 70% da população atingida e uma perda de 90% do gado na área atingida. 

O rompimento aconteceu na cidade de São Francisco de Paula, a 900 metros acima do nível do mar. A água desceu em pouco tempo e atingiu em cheio Rolante. 

Em entrevista ao Canal Rural, o vice-prefeito do município, Regis Zimmer, afirmou que a estimativa é de uma perda de 90% do gado na área atingida. “O que temos são estimativas. Acreditamos que 90% do gado na área atingida tenha sido levado. 70% da população foi atingida. A área está bem destruída. Os bairros estão alagados e as famílias perderam móveis, colchões”, afirmou. 

Apesar do grande estrago para a pecuária local, Zimmer afirma que o prejuízo não atingiu o rebanho das grandes indústrias, responsáveis por alimentar a economia local. “A perda maior foi mais para os pequenos produtores. Para as famílias atingidas é claro que o estrago foi muito grande”, disse. 

De acordo com o vice-prefeito, a cidade agora está voltada para limpar as ruas e levantar as necessidades da população. Na tarde desta sexta, dia 6, haverá entrega de donativos para as famílias atingidas.