Estudo avalia potencial agropecuário do Pará

Sudeste do estado é grande criador de boi e maior produtor de abacaxi do país, diz ministra Kátia AbreuA ministra da Agricultura, Kátia Abreu, e o pesquisador da Embrapa Satélites, Evaristo Miranda, apresentaram na quinta, dia 25, em Marabá, estudo sobre as oportunidades para o desenvolvimento agropecuário do sudeste paraense. A ministra destacou o potencial da região, que é grande criadora de boi e a maior produtora de abacaxi do país. 

Fonte: Elza Fiúza/ Agência Brasil

 – Vocês produzem o que o Matopiba inteiro produz e têm um potencial que vai de A a Z, porque produzem de frutas exóticas com os pequenos produtores a essa relíquia que é o boi gordo – disse a ministra.

O sudeste paraense tem 67% do total de 18 milhões de cabeças de bovinos do Estado.

– Para aumentar a produtividade, é preciso recuperar as pastagens degradadas, aumentar a demanda por pasto limpo e fortalecer as agroindústrias locais de frigorificação – disse Evaristo Miranda.

Os 39 municípios respondem ainda por 71% de toda a produção de leite do Estado, mas o setor pode ser alavancado, ressaltou o pesquisador, por meio de parceria entre os produtores e os laticínios, que podem oferecer assistência técnica.

 De acordo com a Embrapa, 38% dos produtores de todo o Pará são muito pobres (vivem com menos de dois salários mínimos por mês). Já no sudeste do Estado, esse porcentual cai para 33%. O número mostra, segundo Miranda, que a região tem potencial para aderir ao programa voltado à ascensão de produtores à classe média, que está em elaboração pelo Ministério da Agricultura. A base do plano será assistência técnica e correção de imperfeições de mercado.