Não há pressão para votar a PEC 215, diz Cunha

Tramitação da proposta deve seguir ritmo normal, disse presidente da Câmara dos DeputadosO presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, afirmou ontem, dia 15, que não há pressa para votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215, que transfere ao Congresso Nacional o poder de demarcação de terras indígenas, atualmente de responsabilidade do poder Executivo. 

Fonte: Marcelo Lara/Canal Rural

Reunido com lideranças de povos indígenas e trabalhadores rurais, que defendem o arquivamento da proposta, Cunha afirmou que eles deveriam procurar os líderes partidários para tentar bloquear o texto.

– Quem decide não sou eu, são os parlamentares que disputam no voto; e vence quem tiver maioria no Plenário – afirmou o presidente da Câmara.

O cacique Nailton Muniz Pataxo, liderança do sul da Bahia que falou em nome do grupo durante a reunião, disse que os índios devem ocupar o Congresso de forma pacífica e democrática a partir de outubro para protestar contra a PEC. 

Cerca de 2 mil manifestantes estão acampados no gramado central da Esplanada dos Ministérios, como parte da Semana de Mobilização Indígena, em virtude do Dia do Índio, que acontece no domingo, dia 19.