Primeiro hospital rural do Brasil é inaugurado no RS

Considerado um hospital modelo, o centro de saúde conta com 60 leitos e oito especialidades

Fonte: Divulgação

Um hospital fundado em 1929 numa pequena localidade de São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul, pode entrar para a história da saúde rural no país como o primeiro hospital rural em pleno funcionamento, fruto de uma parceria público-privada de sucesso que pode virar modelo para outra localidades.

A reinauguração do Centro de Saúde São João da Reserva tem a parceria com uma grande empresa do agronegócio e promete trazer melhor qualidade de vida para a população local. A reinauguração do hospital ocorreu no último sábado, dia 28, e contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, que classificou o centro de saúde como “um modelo para o país”.

O presidente da John Deere Brasil, Paulo Herrmann, foi o idealizador da reestruturação do hospital e centro de convivência. Ele nasceu na comunidade, na qual sua mãe é moradora até hoje. Para ele, as grandes empresas precisam ir além do lucro e procurar o bem-estar das comunidades, como fizeram a John Deere e o Bradesco nesta iniciativa.

A estrutura é considerada de primeiro mundo, com mais de 60 leitos e oito especialidades, incluindo exames como endoscopia e eletrocardiograma digital. Outra tecnologia utilizada no centro será a telemedicina, que deverá ser realidade em pouco tempo. Com ela, os equipamentos vão permitir a consulta remota a especialistas de todo o país.

A grande preocupação da administração é com os idosos da reserva e de outros cinco distritos de São Lourenço. Além do hospital, o centro de Convivência Die Ecke é uma oportunidade para os idosos em diversas áreas.