Produtores acompanham votação do impeachment

Caravanas partiram de vários lugares do país com destino a Brasília; cidades do interior montam telões com imagens da Câmara 

Fonte: Manaíra Lacerda

Entidades e produtores rurais de todo o Brasil se mobilizaram para acompanhar a votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff, neste domingo, dia 17. Muitos foram até Brasília, com o objetivo de ver de perto e participar de atos nas proximidades da Câmara dos Deputados.

Do Paraná, partiram 30 ônibus com lideranças e produtores rurais do estado. Na manhã deste domingo, todos já estavam em Brasília. Sem levar comitivas, 23 líderes de sindicatos rurais de Santa Catarina rumaram para a capital.

O vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeon Pereira, foi acompanhar a votação do impeachment representando todos os produtores do estado. Muitos deles não puderam participar da comitiva porque estão em plena colheita. Mesmo assim, devem se reunir no parque Moinho dos Ventos, em Porto Alegre, durante a votação.

Situação similar aconteceu com os produtores rurais do interior de São Paulo, que não puderam ir a Brasília. Por isso, cidades como Sorocaba, Piracicaba, Jundiaí, Campinas, Bauru, São José do Rio Preto e São José dos Campos organizaram pontos com telões para que a população assistisse à votação em espaços públicos. Manifestações contra e a favor do impeachment foram registradas em algumas delas.

O Sindicato Rural de Uberlândia (MG) organizou uma caravana com três ônibus com destino à capital federal. Cerca de 200 pessoas embarcaram nos ônibus.

Em Goiás, o Sindicato Rural de Anápolis realizou um adesivaço na principal avenida da cidade, como forma de protesto a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Além disso, 540 moradores foram para a capital federal neste domingo.

Produtores rurais de Mato Grosso saíram de Cuiabá na noite de sexta-feira rumo a Brasília para protestar a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Segundo o presidente do Sindicato Rural de Sapezal, José Guarino, foram organizados 16 ônibus para cerca de mil pessoas do estado.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) levou 20 de seus integrantes para acompanhar de perto a votação.

Em Mato Grosso do Sul, os sindicatos de São Gabriel do Oeste e Bandeirante organizaram um ônibus para levar 35 produtores rurais a Brasília.

Do município maranhense de Balsas, partiu um ônibus com 54 pessoas. Eles se juntaram aos produtores que participavam do protesto que a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou na manhã deste domingo.

Rodovias

Pelo menos quatro rodovias federais foram bloqueadas por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), na manhã deste domingo.

Segundo o Centro Integrado Nacional da Polícia Rodoviária Federal, houve protestos em Amarante (PI), no km 531 da BR-343; em Itapecuru-Mirim, no km 87 da BR-135; em São Lourenço da Mata, no km 100 da BR-408; e em Eldorado dos Carajás, no km 255 da BR-155.

De todos esses bloqueios, apenas o realizado em Eldorado dos Carajás avançou pelo começo da tarde, mas a previsão era de que chegasse ao fim em pouco tempo.