Presidente da PBR fala do sucesso de brasileiros em montarias

Com um grande número de campeões, o Brasil é uma das forças nas competições

Em sua mais recente visita ao Brasil, o CEO da Professional Bull Riders (PBR), Jim Haworth, falou das novidades do esporte para os próximos meses. Em entrevista ao Canal Rural, Haworth contou sobre o crescimento da competição e do destaque de brasileiros entre os melhores do mundo. Segundo ele, nossos competidores possuem gana e muita vontade de ganhar.

Veja o que disse Jim Haworth:

Canal Rural – Como tem sido o desenvolvimento da PBR nos últimos anos?
Jim Haworth – Hoje nós estamos em cinco países diferentes e em cada um destes países nós ainda vemos oportunidade para crescer, até mesmo nos Estados Unidos onde é um esporte bastante popular.

Na Austrália, Canadá e México, juntamente com o Brasil, nós vemos muitas oportunidades. Nós realizaremos aproximadamente de 25 a 30 eventos, mas sabemos que há ainda mais espaço. No ano passado realizamos dois eventos na Nova Zelândia, como um exemplo de expansão para outro país.

Estamos também explorando o potencial do nosso canal de TV, que chega a meio bilhão de domicílios em todo o mundo. Então, continuamos a trabalhar também naquilo que nos concerne e temos domínio do ponto de vista da TV.

Outro ponto importante que estamos atentos para expandir para outros países diz respeito às montarias. Você tem que ter animais lá. Na maioria dos países, hoje em dia, você não pode levar animais de um país para o outro, então é importante você desenvolver um rebanho para montaria nestes países se é considerada a expansão para estes países.

Canal Rural – O que está sendo feito para o aprimoramento das técnicas? E cuidados com os animais? E com os atletas?
Haworth – A cada ano nós avaliamos e tentamos determinar o que é importante para melhorarmos o esporte. Se olharmos para trás, vamos ver que pode ser algo relacionado aos prêmios em dinheiro, pode ser algo relacionado à segurança dos atletas e dos animais, pode ser algo relacionado ao sistema de classificação e pontuação. Então, todos os anos nós sentamos e pensamos como podemos melhorar o lado técnico do nosso negócio.

Adotamos o “chute clock”, que protege os nossos animais para que eles não fiquem durante muito tempo aguardando no brete, fazendo com que os atletas sinalem em um tempo para a abertura do portão. Então, a cada ano nós buscamos formas de melhorar as regras do nosso esporte.

Além disso, os prêmios em dinheiro são muito importantes. Se você for ver os volumes pagos, o campeão recebeu algo próximo de U$ 10 milhões e, é também importante, a premiação para os touros que receberam a monta de U$ 3 milhões de dólares.

Canal Rural – Quais são as novidades na área de genética de touros  para melhoramento de pulo e aprimoramento da raça?
Haworth – Se você observar os nossos touros, você vai perceber que não são touros normais. Não se pode pegar um touro qualquer do pasto e fazer dele uma grande montaria, eles não são para isto. Nós vemos uma grande evolução por meio de um programa de raças onde o rebanho possui um registro de DNA certificado e é notória a melhoria neste programa de raças.

A criação destes touros para competição sempre está acompanhada de programas de raças onde se observa os treinamentos, a nutrição animal e todas as variáveis que se desenvolvem para o futuro. Assim nos sentimos muito bem a respeito dos animais para montaria

Canal Rural – Como são escolhidos os touros que participam dos campeonatos?
Haworth –  Existe um processo que nós adotamos junto aos criadores. Os touros são de diferentes criadores. A PBR não possui um rebanho, estes touros são propriedade destes criadores.

Por meio destes programas de raças, nós temos condições de, estatisticamente, saber como estes animais estão competindo. Nós também possuímos um diretor de pecuária que faz um grande trabalho selecionando estes animais para as competições. 

Todos os criadores que trabalham com nosso diretor de pecuária fazem um grande trabalho de criação. Aqui no Brasil é o Adriano Moraes quem trabalha com ele, buscando selecionar os melhores animais. É um processos pelo qual passamos onde há uma seleção “a dedo”, aliada a uma seleção estatística com base nos dados coletados.

Canal Rural – Os brasileiros estão se destacando no esporte. No campeonato australiano um atleta brasileiro foi campeão. Como vocês observam isso?
Haworth –  Somos afortunados de ter estes grandes atletas que vem do Brasil. Se você observar, em nosso campeonato mundial 9 campeões na nossa história de 20 anos são brasileiros. Quando consideramos a habilidade e o quão bem eles competem seja na Austrália, nos Estados Unidos, aqui no Brasil ou qualquer outro lugar, nós sempre sentimos que os atletas brasileiros irão dominar, e eles estão fazendo um belo trabalho. 

Atualmente entre os 10 melhores atletas no ranking, 6 são brasileiros. Sabemos que os atletas que vêm do Brasil montam muitíssimo bem e fazem a competição muito melhor. No campeonato mundial, considerando que temos atletas de todos os países, com diferentes culturas – não apenas atletas americanos, não é um campeonato nacional, mas mundial – os atletas brasileiros continuam fazendo um belíssimo papel e são uma pare importante para o sucesso do esporte.

Canal Rural – Qual a importância do Brasil no circuito PBR?
Haworth  –  Muito importante. Se você observar a evolução, começamos aqui em 2006, e os atletas já estavam vindo do Brasil para competir nos Estados Unidos. O Adriano Moraes, começou em 1992 a competir nos Estados Unidos e foi nosso primeiro campeão mundial em 1994. Ele possui 3 títulos mundiais e há apenas um outro competidor com 3 títulos mundiais, que também é brasileiro. Portanto, o Brasil continua sendo importante nesta evolução que começou na década de 90. 

Eu assisto as competições e o que eu sinto quando eu vejo os brasileiros é que eles têm gana, eles querem fazer bonito, é a chance deles. Quando você olha o prêmio em dinheiro, é uma grande quantia, e eles têm a oportunidade de competir em alto nível.
Eles têm gana, querem fazer bonito, são comprometidos, trabalham duro, possuem uma fé muito grande, são fortes em suas famílias e noto como eles são focados. Temos alguns atletas que gostam de se divertir um pouco, ir a festas,  mas os atletas brasileiros são determinados. Eles têm “fome” para fazer bonito.

Canal Rural – Quais as novidades para 2016?
Haworth –  Estamos muito animados com algumas tendências que temos visto para 2016. Nossa visibilidade, do ponto de vista da mídia e da TV, aumentou em 36%, então sabemos que há mais olhos, mais fãs assistindo a PBR e isso atrai mais patrocínios, mais exposição para o esporte e continuaremos a desenvolver isso. Estamos trabalhando uma estratégia para mídias digitais.

Nossos fãs nos dizem que querem mais montaria em touros. Então, nossa habilidade de levar isto para eles por meio das mídias digitais existentes hoje em dia, e a forma como as pessoas consomem conteúdo, é muito importante para nós.

Vamos continuar a buscar novas fontes de receita para aumentar as premiações em dinheiro, vamos buscar novos locais para poder levar o nosso esporte. Este ano as finais do campeonato mundial serão na nova arena do MGM em Las Vegas e as vendas de entradas estão muito além do que observamos no ano passado, sabemos que as pessoas querem vir assistir o esporte.

Portanto ,quando pensamos no desenvolvimento do esporte, buscando novos países, buscando novas formas de exposição dentro das arenas e assim mais visibilidade na mídia e na TV, aliada à estratégia de mídias digitais acabam por trazer mais patrocínios e permitem pagarmos maiores premiações em dinheiro, que é importante para os atletas e animais, pois os possibilita ganhar a vida fazendo isso.