Aftosa: vacinação em São Paulo começa em 1º de maio

Bovinos e búfalos de até 24 meses de idade devem receber a vacina até 31 de maio, sob pena de multa

Fonte: João Luiz/SAA-SP

Criadores de bovinos e búfalos do estado de São Paulo devem realizar a vacinação do rebanho a partir de 1º de maio. A primeira etapa de vacinação contra a doença no estado se estende até o fim do mês, e é obrigatória para animais de até 24 meses.

Para marcar o início da campanha em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin vacinou uma bezerra nesta segunda-feira, dia 25, durante a Agrishow, feira agropecuária realizada em Ribeirão Preto (SP) até sexta, dia 29.

De acordo com a secretaria de Agricultura paulista, o estado tem uma população de bovinos e bubalinos na faixa etária de até 24 meses estimada em 4,5 milhões de cabeças. O rebanho total paulista é de 10,3 milhões de cabeças. São Paulo não tem registrado focos da aftosa há 20 anos.

A vacinação contra a febre aftosa é obrigatória. O criador de São Paulo que não vacinar terá que pagar uma multa R$ 117,75 por cabeça ou, se deixar de comunicar a vacinação à Defesa Agropecuária, R$ 70,65 por animal.

Cuidados

Vejas as recomendações da secretaria de Agricultura de São Paulo para garantir uma boa vacinação:

– adquirir vacina somente em estabelecimentos cadastrados pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária. A legislação proíbe a o uso de vacinas contra a febre aftosa adquiridas em etapas de vacinações anteriores;

– a vacina deve ser mantida refrigerada, entre 2 e 8 graus centígrados,tanto no transporte como no armazenamento, usando para isso uma caixa de isopor, com no mínimo dois terços de seu volume em gelo. A vacina não deve ser congelada;

– escolher o horário mais fresco do dia para realizar a vacinação;

– vacinar de preferência no terço médio do pescoço (tábua do pescoço). Independentemente da idade, a dose é de 5 ml de vacina;

– usar seringas e agulhas higienizadas, sem o uso de produtos químicos (nem álcool, nem cloro);

– substituir a agulha com frequência, para evitar infecções;

– manter os frascos da vacina resfriados durante a operação;

– classificar os animais por idade (era) e sexo, para evitar acidentes durante a vacinação;

– a vacinação deve ser realizada de 1º a 31 de maio de 2016. O criador tem até o dia 7 de junho para comunicar a vacinação ao órgão oficial de Defesa Agropecuária, ou através do sistema informatizado Gedave. É preciso ainda, declarar todos os animais de outras espécies existentes na propriedade, tais como: equídeos (equinos, asininos e muares), suideos (suínos, javalis e javaporco), ovinos, caprinos, aves (granjas de aves domésticas, criatórios de avestruzes).