Há 14 anos no Brasil, gado senepol alia renda e qualidade

Com grande tolerância ao calor, raça se adaptou muito bem ao clima tropicalOriginário de uma ilha no Caribe, o gado da raça senepol foi trazido para o Brasil no ano 2000. Por ter grande tolerância ao calor, o animal, que é o cruzamento de duas raças taurinas (ndama e red pol), se adaptou muito bem ao clima tropical e se espalhou pelo país. 

Em 14 anos, a Associação Brasileira de Criadores de Senepol (ABCS), com sede em Uberlândia, estima ter pelo menos 250 associados e cerca de 15 mil animais registrados. Hoje, o Brasil detém o maior rebanho senepol do mundo. 

Características 

A cor e o tamanho são as características que primeiro chamam a atenção no gado senepol: animais de pele vermelha, em vários tons, baixinhos e troncudos. Os animais têm a característica de serem altamente adaptáveis, rentáveis e precoces. Com menos de dois anos atingem as 18 arrobas e estão prontos para o abate. 

Além da adaptabilidade ao calor, o senepol é tido também como uma raça com boa resistência a parasitas. Outra característica é a docilidade dos animais. A qualidade favorece a maternidade e principalmente o manejo.

A grande capacidade de adaptação, rusticidade, docilidade na hora de manejar e alta libido da raça resultam na produção uma carne de alta qualidade.

Senepol no mundo

Com a origem no Caribe, o senepol está hoje em diversos países. Além do Brasil, a raça está presente em 21 Estados norte-americanos e em países como Austrália, Paraguai, Colômbia, Argentina, Panamá, Canadá, República Dominicana, Equador, Nicarágua, Porto Rico, Venezuela, México, Filipinas, Zimbábue.