Bolívia implantará programa brasileiro de melhoramento genético para zebuínos

Técnicos do país aprenderão a utilizar as informações para seleção e acasalamento de animais

Fonte: Cristiano Bizzinotto/divulgação

Nesta semana, a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) recebe técnicos da Asociación Boliviana de Criadores de Cebu (Asocebu) para uma capacitação com foco na implementação do Programa Brasileiro de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) na Bolívia. O país foi o primeiro a assinar a documentação para fazer parte do programa e o primeiro a receber o treinamento.

“Estamos em uma etapa de crescimento do melhoramento genético, então será muito importante para seleção do gado. Vamos ter animais mais eficientes em menor tempo, com mais produção”, explica a técnica boliviana Jovita Eguez.

De acordo com a gerente do PMGZ Leite, Mariana Alencar, isso vai contribuir muito pras avaliações genéticas no futuro. “A partir do momento em que você tem um fenótipo coletado de forma correta, terá uma informação genética mais acurada, então poderá fazer o processo de seleção de forma segura”, diz.

A Bolívia já realiza o registro genealógico nos moldes brasileiros. Agora, para o PMGZ Internacional, os técnicos do país precisam aprender a aplicar as provas zootécnicas e utilizar as informações genéticas para seleção e acasalamento. Eles recebem vários tipos de capacitação, inclusive voltada à aplicação do programa para a pecuária de corte. No futuro, o Brasil deve ser beneficiado com troca de material genético entre países, realizada com mais eficiência e facilidade.

“Avaliando os animais na mesma base, a gente consegue captar quais realmente são melhoradores. Isso é um começo de um trabalho, mas existe a possibilidade para o futuro de se trabalhar em uma base internacional de avaliação de zebuínos”, conta o  superintendente adjunto do PMGZ Internacional, Henrique Ventura.