Curiosidades sobre pelagens tornam os cavalos o destaque de Pecuária

Para que serve a crina dos cavalos? Quem leu o site do Canal Rural esta semana sabe! Além de detalhes sobre alternativas de silagem, febre aftosa e Plano Safra

Fonte: Divulgação/Pixabay

1. Oito cavalos com crinas e pelagens de dar inveja
A beleza da crina dos cavalos chega a dar inveja aos humanos. Mas ela não está ali somente para enfeitar. Os pelos do local são impermeáveis, por isso servem como proteção contra a chuva, fazendo-a escorrer sem deixar o bicho encharcado. A crina também serve para proteger a pele e os olhos da exposição direta ao sol.

2. Silagem de abacaxi é alternativa ao milho
Com o preço do milho pouco atraente para o criador, recorrer a alternativas pode ser uma solução. Entre elas está a silagem de abacaxi, que transforma plantas, mudas, coroas e talos, que seriam descartados, em alimento para o gado. O médico veterinário e especialista em nutrição de ruminantes Marcelo Dominici explica como o processo funciona.

3. Crescem negociações para eventual substituto de Kátia Abreu
As articulações em torno da sucessão de Kátia Abreu no Ministério da Agricultura se intensificaram nesta semana. Conforme se aproxima a votação da admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff no Senado, partidos e grupos de interesse tentam fechar consenso em torno de um nome. Na tarde desta terça-feira, 26, o presidente do PRB, Marcos Pereira, participou de um almoço com integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), em Brasília. Acompanhado do deputado Cesar Halum (PRB-TO), negou que tivesse ido à reunião para pedir apoio para ocupar a pasta. 

4. Antecipação do Plano Safra surpreende entidades do agronegócio
As entidades do agronegócio reclamam que não conhecem o conteúdo do plano que vai ser lançado. A Aprosoja Mato Grosso, por exemplo, encaminhou 25 sugestões para o Ministério da Agricultura mas não teve resposta se vai ser atendida.

5. Febre aftosa: suspender a vacinação é um bom negócio?
O projeto de suspender a vacinação contra a febre aftosa no país até 2020 divide opiniões na pecuária. Se, por um lado, a proposta deve facilitar o manejo sanitário nas fazendas – e há até quem defenda a medida como forma de aumentar mercado para a carne bovina –, por outro lado, a suspensão da vacina pode facilitar o aparecimento de novos casos da doença, prejudicando as exportações brasileiras.