Danone e Nestlé anunciam fechamento de unidade de lácteos na China

Analistas afirmam que fabricantes estrangeiros têm enfrentado dificuldades no paísAs companhias de alimentos Danone e Nestlé informaram nesta segunda, dia 12, que vão suspender ou fechar fábricas na China, decisão que analistas atribuíram à difícil competitividade dos players no mercado doméstico. O grupo francês Danone deve suspender as operações em duas de suas fábricas de iogurte na China, enquanto a suíça Nestlé pretende fechar três fábricas de sorvetes.

Segundo informações da Dow Jones, analistas afirmaram que fabricantes de lácteos estrangeiros têm enfrentado dificuldades na China, onde companhias locais como o Sanyuan Group, o Inner Mongolia Yili Industrial Group e a China Mengniu Dairy são mais reconhecidas e fazem produtos semelhantes por preços mais baixos.

– Companhias estrangeiras que fabricam esses produtos na China não têm viés competitivo. Cada lugar tem suas marcas locais, que são mais reconhecidas em suas próprias regiões. Xangai, por exemplo, tem a Sanyuan e o norte da China tem a Mengniu – disse o analista da consultoria Beijing Orient Agribusiness Consultant, Ma Wenfeng.

No entanto, o porta-voz da Danone, Xu Jie, negou a suspensão da fábrica de Xangai por causa da competição local, dizendo que a companhia está “trabalhando em um plano estratégico novo e mais centralizado para nossos produtos lácteos frescos no mercado chinês”. Ele acrescentou que a difícil competição existe há muitos anos.

– Estamos apenas trabalhando em uma série de avaliações para melhorar nossos negócios – declarou.

A porta-voz da Nestlé na China, Nancy He, disse que a companhia vai fechar sua fábrica de sorvetes no Leste do país e suspender vendas no varejo da mesma região, pois está se concentrando nos mercados do Norte e do Sul do país.

O analista da consultoria Adfaith Management Consulting, Yan Qiang, foi mencionado pela mídia estatal dizendo que a Danone e a Nestlé podem estar migrando seu foco para produtos de alta qualidade, buscando atender à crescente demanda de consumidores mais ricos.