Dica para identificar sexo de frango é notícia mais lida na semana

Veja quais foram os maiores destaques sobre pecuária no site do Canal Rural

Fonte: Arquivo/IMA

1. Saiba como identificar o sexo do frango ao nascer

Técnico da Embrapa ensina a reconhecer o sexo de pintinhos de granjas comerciais observando suas asas. No primeiro dia de vida, a avezinha já apresenta duas fileiras de penas na ponta da asa. Quando a fileira mais próxima do corpo for mais longa que a externa, temos uma fêmea; se as duas fileiras forem iguais ou a externa for mais longa, é um macho.

2. Embrapa lança cartilha sobre caprinos e ovinos

Para estimular o desenvolvimento das criações nas regiões tradicionais de produção, a entidade organizou uma série de publicações contendo indicações sobre controle de verminoses, obtenção  de forrageiras para alimentação, compostagem de resíduos e terminação de cordeiros. As cartilhas podem ser baixadas pela internet.

3. Estados cumprem meta de vacinação contra aftosa

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que quer tornar o Brasil 100% livre de febre aftosa até o ao que vem, divulgou os resultados da primeira etapa da vacinação contra a doença. O índice de imunização do rebanho é alto nos principais estados criadores de bovinos e bubalinos. Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Rio Grande do Sul estão todos no patamar acima de 98%; em Minas Gerais, outro grande produtor, o índice é de 96,8%.

4. Definidos os jurados da grande final do Freio de Ouro

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) divulgou os nomes dos dois trios de jurados que irão avaliar os conjuntos para a grande final do Freio de Ouro, entre 27 e 30 de agosto, em Esteio (RS). O julgamento das fêmeas ficará a cargo de Francisco Martins Bastos Sobrinho, Jorge Rosas Demiate Júnior e Lauro Varela Martins. Já os machos serão avaliados por André Luiz Narciso Rosa, Eduardo Neto de Azevedo e Fábio Muricy Camargo.

5. BRF é condenada por terceirização ilícita de abate halal

Uma ação movida pelo Ministério Público do Trabalho condenou a Brasil Foods S.A. por terceirização ilícita de abate halal (que segue exigências de países islâmicos) em sua unidade de Lajeado (RS). Se a empresa não rescindir os contratos para contratar mão de obra diretamente, estará sujeita a multa diária de R$ 1 mil por cada trabalhador em situação irregular.