Embrapa investe em pesquisa com animais da raça senepol

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária formou o rebanho de taurino adaptado em Mato Grosso do SulA Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Gado de Corte, unidade com sede em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), acaba de formar mais um rebanho taurino adaptado ? o senepol.

O primeiro rebanho adaptado adquirido há alguns anos e utilizado nas pesquisas foi o caracu, e a partir de agora a Embrapa conta com mais uma opção em seus trabalhos de melhoramento genético, o senepol, uma raça desenvolvida nos Estados Unidos, resultado da cruza entre o red poll com senegal n’dama.

O senepol é uma raça adaptada ao calor, resistente às doenças tropicais, fértil, que apresenta bom acabamento de carcaça e carne de boa qualidade.

A formação do rebanho na Embrapa teve a colaboração de dois criadores da raça em Mato Grosso do Sul, os pecuaristas Roberto Coelho, da fazenda San Francisco, e de Ivo Reich, da fazenda CMI.

? A colaboração desses criadores foi fundamental para a formação do rebanho Puro de Origem Importada (POI). Os animais serão utilizados em pesquisas da Embrapa e como unidade demonstrativa do programa de melhoramento da raça senepol ? informa o pesquisador e supervisor dos trabalhos, Roberto Torres.

Segundo Torres, a Embrapa Gado de Corte já fez pesquisas com a raça senepol, tendo sido utilizada em avaliações de cruzamentos de raças taurinas adaptadas e um teste de touros em parceria com a Associação Americana de Criadores de Senepol.

Os pecuaristas que colaboraram com a Embrapa colocaram suas melhores matrizes para coleta de ovócitos (células sexuais produzidas nos ovários dos animais), doaram o sêmen de reprodutores, de materiais utilizados na sincronização das receptoras, fizeram parceria para a realização da maturação dos ovócitos e cobriram custos diversos como o de transporte para a coleta e de mão de obra especializada utilizada para realizar os trabalhos como de acasalamentos das doadoras, inoculação dos embriões, diagnóstico de gestação e sexagem dos embriões.

? Coube a Embrapa disponibilizar as matrizes utilizadas como receptoras e executar o manejo dos animais durante o processo de implantação. Sem dúvida, uma parceria digna dos resultados proporcionados ? declara Torres.

O pesquisador informa também que foram implantados 121 embriões e destes, resultaram 31 prenhezes de machos e 22 de fêmeas. Estas prenhezes, explica Torres, são oriundas de 17 das 24 vacas coletadas e de 10 touros diferentes.

? Se considerarmos também os avôs maternos, temos um total de 19 touros diferentes o que ajudará o rápido estabelecimento do rebanho senepol da Embrapa.

Os animais oriundos destas prenhezes se unirão aqueles provenientes do cruzamento absorvente com o senepol que serão apresentados para registro. A expectativa da Embrapa é estabelecer um rebanho de cem matrizes puras da raça senepol.

O crescimento da raça no Brasil

 A raça senepol foi introduzida no Brasil em 1999 e atualmente a estimativa é de que existam 15 mil animais registrados no país. O número de animais dessa raça tem crescido no Brasil e prestado uma importante contribuição na melhoria genética da raça nelore via cruzamento. A informação é do pesquisador do núcleo do rebanho da Embrapa, Gilberto Romeiro Menezes e de Torres.

? A Embrapa começou a trabalhar com melhoramento genético da raça há dois anos e nesse trabalho são avaliadas características de reprodução, desempenho e qualidade de carne ? explica Menezes.

Ainda segundo pesquisadores, um aspecto positivo é de que esses animais conseguem, com certa facilidade, montar nas vacas nelore e assim fazer o cruzamento sem problema.

O espaço na pecuária brasileira conquistado pela raça está ligado a uma série de fatores, entre eles a fertilidade, adaptabilidade, eficiência reprodutiva, produtividade e qualidade da carne, características necessárias para o sucesso na pecuária moderna.

O cruzamento entre raças, quando bem elaborado, oferece aumento de rentabilidade para o produtor, isso porque os produtos cruzados normalmente superam os de raças puras.
 
A procura por animais adaptados tende a aumentar, bem como o trabalho de cruzamento entre elas. A busca é por animais mais produtivos, que produzam carne saborosa e de boa qualidade, além de outros atributos.

O gado senepol é de pelagem curta, cor avermelhada, resistente a parasitoses, carne marmorizada, precocidade sexual e bom acabamento. Segundo informações, a venda de sêmen tem crescido nos últimos anos o que indica um resultado satisfatório pelos usuários.
 
A pesquisa deverá comprovar por meio de trabalhos científicos as qualidades da raça que é indicada para o cruzamento industrial com zebuínos como o nelore, e animais de 1/2 sangue britânicos ou continentais, aproveitando a heterose maternal e produzindo 100% heterose nos produtos com essas cruzas.