Entidades reagem contra suspensão de prova de laço

ABQM entra com pedido de  reconsideração judicial, mas decide acatar a decisão. Sindicato dos Leiloeiros se solidariza com criadores de cavalos quarto de milha

Fonte: Wellington Frontelle/Divulgação

Na quarta-feira, dia 25, o juiz Edson Lopes Filho, titular da 1ª Vara Cível da comarca de Avaré (SP), suspendeu a realização da prova do laço em duplas, prevista para acontecer no domingo, dia 29, durante o 28º Congresso da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha, a ABQM. A entidade entrou com um pedido de reconsideração judicial, mas, como a decisão liminar foi mantida, decidiu cancelar a prova.

Em nota, Cicinho Varejão, presidente da ABQM, lista as consequências da medida judicial: “Registramos nossa repugnância às ações desse tipo de ONG [leia íntegra abaixo], cuja má fé provocou tais prejuízos aos associados, aos competidores e à Estância Turística de Avaré, e continuamos trabalhando intensamente na devida defesa judicial em instâncias superiores”.

O Sindicato Nacional dos Leiloeiros Rurais se solidarizou com os criadores de cavalo quarto de milha e com a ABQM. “Nós, leiloeiros, acompanhamos o tratamento dado aos animais em todos os rincões do Brasil. E a gente não entende essas ações de verdadeiro ódio a uma atividade tão natural do homem do campo”, diz o vice-presidente do sindicato, Nilson Francisco Genovesi.

Henrique Prata, presidente do Hospital do Câncer de Barretos e criador de cavalos de rodeio, também ressalta o lado natural das competições que reproduzem o dia a dia no campo. “Fico muito triste com o que aconteceu e com o que pode acontecer”, diz ele. E completa afirmando que a única função do esporte é ver a alegria do desafio entre homem e animal.

Leia a íntegra da nota da diretoria executiva da ABQM

Comunicamos que o Ministério Público do Estado de São Paulo, devido a uma ONG autointitulada protetora dos animais, ajuizou uma Ação Civil Pública pela qual o Juiz da 1ª Vara Cível de Avaré expediu em 25/04 uma Liminar suspendendo a Prova de Laço em Dupla a ser realizada no dia 29/4. 

Imediatamente a ABQM ingressou com um pedido de reconsideração judicial. No entanto, hoje (27/4) o Juiz da causa manteve a liminar suspensiva.   Diante desta decisão judicial a Diretoria Executiva da ABQM resolveu:

a) dar cumprimento à ordem  judicial e cancelar a referida prova neste evento;

b) reprogramar esta prova para outra data;

c) reembolsar o valor das inscrições e da locação das baias concernentes à prova cancelada.

Registramos nossa repugnância às ações desse tipo de ONG, cuja má fé provocou tais prejuízos aos associados, aos competidores e à Estância Turística de Avaré, e continuamos trabalhando intensamente na devida defesa judicial em instâncias superiores.

Avaré, 27 de Abril de 2018,

Cicinho Varejão, presidente da ABQM.