Ibama faz consulta pública sobre controle dos javalis

Ideia é reunir sugestões para minimizar os danos causados pela presença do javali no país

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) abriu uma consulta pública sobre a proposta de que visa definir estratégias para minimizar os danos causados pela presença do javali no território brasileiro. A consulta segue até o dia 21 deste mês e visa reunir sugestões de setores do governo, das universidades e da sociedade em geral sobre o plano.

A proposta inicial do Plano Nacional de Prevenção, Controle e Monitoramento do Javali em Estado Asselvajado no Brasil foi elaborada pelos ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Ibama, após reuniões com especialistas e interessados no tema.

O javali é uma espécie invasora exótica, presente em grande parte do país. A proliferação do animal gerou graves impactos ao meio ambiente e elevados prejuízos para o setor de agricultura, em especial para os agricultores familiares.

O texto traz um diagnóstico da situação e sugestões de estratégias que devam ser adotadas pelo governo e sociedade civil para contornar o problema. Após a consulta, será realizada oficina de elaboração da proposta final do plano de javali.