Jordânia anuncia retomada de compra de gado vivo brasileiro

País havia suspendido compras de animais do Brasil no início do ano, por causa do registro de casos da doença da língua azul em ovinos do RS

Fonte: Sistema Faep

O Ministério da Agricultura anunciou nesta quarta-feira, dia 25, que a Jordânia retomará a compra de gado bovino vivo brasileiro. A decisão foi divulgada num encontro bilateral de delegados da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que ocorre em Paris até sexta-feira, dia 27. O delegado jordaniano Munther Al-Refai comunicou o fim do embargo ao diretor do Departamento de Saúde Animal da Pasta brasileira, Guilherme Marques.

A Jordânia havia embargado as exportações de gado brasileiro no início deste ano, quando o país registrou casos de língua azul em ovinos no Rio Grande do Sul, doença causada por um vírus transmitido pelo chamado “mosquito pólvora”. Em bovinos, os principais sintomas são perda de peso, queda na produção leiteira, aborto e perda de bezerros por má formação. Nenhum caso de língua azul em bovinos foi registrado no país.

Segundo Guilherme Marques, as ocorrências da doença no Brasil são esporádicas e restritas a pequenos grupos de ovinos e nunca foram diagnosticadas em bovinos. 

“É uma doença de notificação obrigatória e combatida pelo ministério por meio da vigilância agropecuária e controle de importação de ruminantes e material genético”, afirmou Marques, em nota divulgada pela pasta. 

Conforme o Ministério da Agricultura, de 2011 a 2014 a Jordânia importou cerca de 90 mil animais do Brasil.