Livro sobre senepol destaca pontos fortes e histórico da raça

Obra foi lançada para ressaltar as qualidades e o crescimento da raça no paísOriginário de uma ilha no Caribe, a raça chegou ao Brasil em 2000. Em menos de 15 anos, este taurino adaptado se espalhou por todo o país. Hoje, o Brasil é detentor do maior rebanho do senepol no mundo.

O livro que homenageia a raça foi lançado no dia 1º de setembro, durante a abertura do 1º Congresso Mundial do Senepol, em Uberlândia (MG), onde estavam presentes diversos criadores e apreciadores para discutir a rusticidade e qualificação da linhagem.

• Valor da arroba do boi gordo sobe 16,5% desde o início do ano em São Paulo

A obra tem como foco apresentar informações gerais da raça, desde sua origem detalhada em Saint Croix, passando pelo desenvolvimento dos animais nos Estados Unidos, as certificações obtidas até hoje e a vinda do animal ao Brasil.

Diversas imagens e estudos tornam o livro mais completo, pois destacam a raça no Brasil e no mundo através do olhar da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) e de alguns técnicos.

Segundo Daniel de Paula, um dos palestrantes da convenção, o que motivou a produção do livro foi “o crescimento da raça no Brasil e o interesse enorme que ela tem gerado pelos resultados que apresenta no campo”.

• Conheça as raças que geram carne de alta qualidade no Brasil

A grande capacidade de adaptação, rusticidade, docilidade na hora de manejar e alta libido da raça resultam na produção uma carne de altíssima qualidade e também no crescimento do senepol no Brasil e no mundo.

 “Senepol: Feito para o Brasil” explica a força desse animal nos campos do país e a qualificação da produtividade da raça. Dessa forma, a obra contribui para o registro histórico da pecuária de corte nacional e orientação de como o pecuarista pode iniciar sua criação.