Manejo adequado reduz morte de cordeiros

O frio é a principal causa de morte dos filhotes

Fonte: Embrapa / Divulgação

O nascimento dos cordeiros exige alguns cuidados especiais dos produtores de ovinos, que vão desde o final da gestação da ovelha, com nutrição adequada, por exemplo. O frio é a principal causa de mortes entre os recém nascidos mas com cuidado adequado também é possível prevenir as mortes dos filhotes.

De acordo com o veteriário Raul Mascarenhas Santana, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Pecuária Sudeste, o colostro é fundamental. O cordeiro deve mamar logo nas horas após o nascimento. Também é importante que o filhote não fique em ambientes frios e úmidos. Nesta época de temperaturas mais baixas, o produtor deve deixá-lo em locais com barreiras contra o vento e o frio.

–Logo que o animal nasce, na Embrapa Pecuária Sudeste, mães e filhotes são levados ao curral de manejo para receberem os primeiros procedimentos e a identificação com brincos e chips– explica Mascarenhas. São realizadas a pesagem dos animais, a cura do umbigo do cordeiro e a vermifugação da mãe. Após os cuidados iniciais, os cordeiros acompanham as mães no pasto.

Na Fazenda Canchim, sede da Embrapa Pecuária Sudeste, nasceram até então cerca de 350 filhotes. A previsão é o nascimento de 600 animais, no total.