Médico perde 40 kg praticando esportes equestres

A partir da convivência com o cavalo quarto de milha, o neurocirurgião José Roberto Pereira Guimarães perdeu peso e deixou de tomar 10 comprimidos por dia

O cavalo entrou na vida do médico neurocirurgião José Roberto Pereira Guimarães em 2011, quando sua filha começou na equitação para superar a obesidade e a timidez. Nessa mesma época, ele pesava 128 kg e lutava contra um câncer de tireóide, pelo qual enfrentou uma cirurgia e sessões de radioterapia. Como se não bastasse, em seguida sobreviveu a um infarto do miocárdio.

Após sua recuperação, já em 2012, José Roberto começou a acompanhar sua filha nos treinos de três tambores e seis balizas, duas das modalidades praticadas pelo cavalo quarto de milha. “Há sete anos invisto na raça. Quando comecei, precisava subir em uma cadeira para então montar no cavalo”, conta o neurocirurgião.

Naquele ano, o médico residia em São Luís (MA), mas a paixão pelo quarto de milha e pelos esportes era tamanha, que ele se deslocava para o estado de São Paulo mensalmente, onde permanecia por uma semana a fim de treinar para as provas de três tambores e seis balizas, modalidades em que compete. Desde 2013, José Roberto vai até Avaré (SP) para participar das competições realizadas pela ABQM (Associação Brasileira da Raça Quarto de Milha), nos meses de abril, julho e outubro. 

“A vida de neurocirurgião em uma cidade grande é muito estressante. Resolvi então me mudar para Tupã, um município relativamente pequeno, com 65 mil habitantes, no interior de São Paulo. A mudança na minha qualidade de vida, aliada à aproximação com os cavalos, me ajudou a eliminar 40 kg sem a intervenção de uma cirurgia para redução de estômago. Além disso, antes eu tomava 12 comprimidos diários, e hoje, devido ao tratamento vitalício da tireóide, tomo apenas duas pílulas e pratico atividade física diariamente”, afirma José Roberto.

Hoje, o atual campeão brasileiro de seis balizas na categoria Principiante está afastado, temporariamente, das competições devido uma arritmia cardíaca que sofreu no início de 2018. Mas, mesmo assim, fez questão de participar do 28º Congresso Brasileiro do Quarto de Milha, que acontece até domingo, dia 29, em Avaré.

“Estou em São Paulo há três anos, mas há cinco participo dos eventos da ABQM. Esta é a primeira vez que vim apenas para assistir. Já estou com a cabeça no Campeonato Nacional, quando voltarei a competir em julho”, aposta o atleta.  

A filha de José Roberto também seguiu a paixão do pai e cursa medicina veterinária para poder trabalhar com os cavalos.