MPT interdita unidades da JBS e Marfrig

Ação do Ministério Público do Trabalho paralisou as atividades em uma unidade da Big Frango/JBS em Rolândia (PR) e da Marfrig em Bagé (RS)O Ministério Público do Trabalho (MPT), em ação no Paraná e no Rio Grande do Sul, interditou uma unidade da Big Frango/JBS em Rolândia (PR) e uma unidade de abate bovino da Marfrig em Bagé (RS). O motivo das duas intervenções tem a ver com o risco à saúde e segurança dos trabalhadores, segundo o MPT.

Fonte: MPT-RS/Divulgação

O frigorífico de frangos da JBS abate diariamente em torno de 400 mil frangos e emprega aproximadamente quatro mil trabalhadores e teve sua interdição confirmada na tarde dessa quarta, dia 13. A unidade de Bagé da Marfrig paralisou suas atividades na manhã desta sexta, dia 15. A planta abate, em média, 750 cabeças por dia, a maioria das raças Hereford e Angus. E conta com 891 trabalhadores.

Ação no Paraná

Os auditores fiscais do trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego encontraram irregularidades graves na unidade da Big Frango em 45 máquinas, que foram interditadas por apresentarem riscos à saúde e segurança do trabalhador, sendo quatro das interdições relacionadas à ergonomia. A produção da fábrica foi parcialmente interrompida em razão das interdições ocorridas nas máquinas e equipamentos. Na força-tarefa, constatou-se que alguns dos trabalhadores chegavam a fazer movimentação manual de cargas acima de 30 toneladas.

A operação contou com apoio operacional de inteligência e segurança institucional da Polícia Militar do Paraná e foi acompanhada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação, Federação dos Empregados nas Indústrias de Alimentação do Paraná e Sindicato dos Trabalhadores na Alimentação de Arapongas e Rolândia.

Interdição no Rio Grande do Sul

A comunicação oficial sobre a interdição da unidade da Marfrig foi feita durante reunião com executivos da empresa na própria fábrica. Durante a paralisação dos serviços, em decorrência da interdição, os empregados devem receber os salários como se estivessem em efetivo exercício, nos termos do §6º do art. 161 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

 Foram interditados todos os trabalhos de: a) setor de atordoamento – plataforma de elevação com o posto de trabalho da sangria (setor de abate); b) plataforma de elevação com o posto de trabalho da sangria (setor de abate); c) mesa de evisceração – setor de evisceração; d) todas as centrífugas no setor de miúdos – duas da marca Sulmaq; e) todas as centrífugas do setor de bucharia suja – um rolo de 60 folhas, marca Eimel e duas centrífugas, marca Sulmaq; f) máquina raspadeira de tripa, marca Stridhs; g) serras fita, marca Sibel, dos setores de bucharia suja, porcionados e manutenção; h) acesso ao elevador de carga em todos os pavimentos; i) embaladoras à vácuo (duas) setor de embalagem primária, marca Cryovac, modelo VS95; j) centrífuga de “Peró” no setor de triparia; k) máquina embaladora de paletes (aplicadoras de filme strech), marca Halmec, do setor de expedição de congelados e resfriados; l) setor de abate – trabalho nas plataformas com risco de queda para os trabalhadores; m) setor sala de máquinas; n) setor graxaria; o) setor da seringa; p) lavadora, marca Suzuki, e centrífuga, marca Kodama, na lavanderia; q) vasos de pressão; r) caldeira; s) setor de expedição tendal; t) setor de sala de corte (quarteio); u) setor de carregamento; v) setor de desossa; w) setor de miúdos – sala de resfriados e sala de embalagem.

Outro lado

A Marfrig informa, por meio de nota, que imediatamente após o encerramento da auditoria, iniciou a implementação de um plano de trabalho para executar todas as adequações necessárias, a fim de regularizar as operações da unidade de Bagé (RS). Além disso, a companhia vai requerer uma nova vistoria dos auditores para a confirmação de que todas as adequações foram executadas.