Primeiros cavalos da Olimpíada começam a chegar ao Rio de Janeiro

Ministério da Agricultura vai acompanhar desde o desembarque dos animais no aeroporto até a chegada ao local das provas equestres

Fonte: Divulgação/Alex Ferro-Rio 2016

Os cavalos vindos do exterior para participar dos Jogos Olímpicos 2016, no Rio de Janeiro, começam a chegar ao Brasil nesta sexta, dia 29. O avião fretado partirá do Reino Unido com 35 animais das primeiras provas equestres, que irão desembarcar no Aeroporto do Galeão, às 23h. Fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) acompanharão os equinos desde o desembarque até o local da competição.

No total, 232 cavalos de outros países vão participar das Olimpíadas, de 5 a 21 de agosto. A delegação brasileira é composta de apenas dois cavalos, que viajarão de São Paulo para o Rio por via terrestre. Além do tradicional salto, há provas de concurso completo de equitação e de adestramento.

chegada dos cavalos ao Brasil se estende até o dia 7 de agosto. Além do Reino Unido, os voos partirão de Nova York, Miami, Montevidéu (Uruguai) e Liège (Bélgica).

Atuação dos fiscais

Ao desembarcar no Galeão, os fiscais do Mapa vão checar se os animais estão acompanhados do Certificado Veterinário Internacional – um atestado de que as exigências sanitárias do Brasil foram cumpridas. Os cavalos também devem ter o passaporte equino, emitido pela Federação Equestre Internacional.

Segundo o chefe da Divisão de Sanidade dos Equídeos do Mapa, Alberto Gomes, os servidores também irão fazer uma inspeção clínica dos animais e a leitura do microchip, que é uma identificação de cada cavalo. 
 
Se tudo estiver certo, os fiscais vão emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) para cada veículo que levar os cavalos até o Centro Olímpico de Hipismo, palco das provas equestres, localizado no Complexo Militar de Deodoro. “Os veículos serão lacrados e escoltados pela Polícia Rodoviária Federal, numa rota pré-determinada”, informa Alberto.

Ao chegar ao local das competições, outra equipe do Mapa vai acompanhar a retirada do lacre e conferir novamente a documentação. O ministério montou uma estação de trabalho no Centro Olímpico de Hipismo. Durante as Olimpíadas, os fiscais irão supervisionar os animais e as instalações.

Desde abril do ano passado, o Centro Olímpico de Hipismo está em vazio sanitário, ou seja, nenhum animal entra ou sai do local. O vazio sanitário se encerra com a chegada dos cavalos de competição.