Raça guzerá é destaque em produtividade e qualidade da carne

Série especial do Giro do Boi ressalta rusticidade e heterose da raçaSe a evolução e o aprimoramento das tecnologias são necessários em todo o mundo, na pecuária não poderia ser diferente. O criador de gado deve se atentar às novas técnicas e aos estudos feitos para melhorar cada vez mais a qualidade de sua carne. Pensando nisso, o Giro do Boi exibe uma série especial Raças Bovinas, que avalia os pontos positivos e negativos de cada raça, além de fazer um balanço dentro do mercado pecuário.

Desta vez, a escolhida foi a guzerá, primeira raça zebuína a chegar no Brasil. No programa desta terça, dia 24, o apresentador Mauro Ortega entrevista o presidente da Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil (ACGB), Adriano Valera Galvão.

Nos últimos anos, a guzerá foi a raça que mais cresceu em número de associados da ABCZ e foi o animal que mais evoluiu, principalmente na comercialização de touros a campo. Segundo Adriano, a raça vem se sobressaindo cada vez mais na produção de carne.

Graças à rusticidade e seu grande potencial de adaptação, o clima e o ambiente de criação são preocupações muito menores quando se cria o Guzerá.

– Ela desmama bezerro pesados, reduz os custos para o pecuarista, não apresenta problemas com pragas e parasitas e ainda aguenta as adversidades do clima e ambiente brasileiro – destaca Adriano.

Alguns criadores importantes da raça também ressaltam o fato de apresentar heterose semelhante à obtida nos cruzamentos de raças de origem europeia e zebuína. 

– O guzerá é viabilizador de cruzamento industrial, principalmente em lugares com condições difíceis para pecuária. Cruzamentos com essa raça chegaram a me render bezerros de apenas 11 meses pesando até 400 quilos – conta Higino Fernandes, da Pecuária 3 Muchachas, no município paulista de Camapuã.

O criador Tarcisius Tonetto, da Fazenda Perfeita União de Pirajuí (SP), também entrevistado pelo programa, ainda ressalta seis pontos em que a raça supera muitas outras: eficiência alimentar, fertilidade, ganho de peso, temperamento, cobertura de gordura e musculosidade, além de também possuir aptidão para leite.

Clique aqui para ver o vídeo