Roraima é zona livre de aftosa com vacinação

Ministro da Agricultura assinou instrução normativa conferindo novo status sanitário do estado; reconhecimento internacional pode acontecer em 2018

Fonte: Canal Rural/reprodução

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) declarou nesta terça-feira, dia 25, por meio de instrução normativa, o estado de Roraima como zona livre de febre aftosa com vacinação. Com isso, produtores do estado poderão vender carne bovina para as demais unidades da federação, exceto para Santa Catarina, que é área livre da doença sem imunização. O próximo passo é submeter o reconhecimento do governo federal à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), para que Roraima possa vender também para o mercado externo.

De acordo com o diretor do departamento de Saúde Animal (DSA) do Mapa, Guilherme Marques, a pasta deve encaminhar dia 8 de setembro o pedido de reconhecimento internacional da OIE como zona livre de aftosa com vacinação. A decisão deve ser anunciada em maio de 2018.

A expectativa do Mapa é que o Amazonas e o Amapá também venham a ser declarados nacionalmente como livres da doença com vacinação. Caso os dois estados – os únicos ainda sem esse status – também consigam o reconhecimento do Mapa e da OIE, o Brasil terá todo o território livre de aftosa.