São Paulo terá projeto piloto de melhoramento genético de ovinos

Sebrae e Associação Paulista de Criadores iniciam parceria na região de JalesA Associação Paulista de Criadores de Ovinos (Aspaco), a Associação dos Criadores de Ovinos da Região de Jales (Ascorj) e o Sebrar vão iniciar a elaboração de um projeto piloto para o melhoramento genético do rebanho comercial de ovinos, em parceria com os criadores da região de Jales, no noroeste do estado de São Paulo, utilizando sêmen das raças Dorper e White Dorper.

Fonte: Divulgação/Feovelha

O projeto é umas das medidas propostas durante a reunião com o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, no mês passado. 

– A ideia é reunir além da Aspaco, a ABC Dorper, o Sebrae e o governo do estado para que nesse projeto piloto possamos incentivar e fomentar a ovinocultura paulista. Aqui temos uma excelente qualidade genética de ovinos e temos a certeza que estes são os primeiros passos para que possamos vislumbrar algo muito maior, que é o diagnóstico da ovinocultura no estado de São Paulo – afirma o presidente da Aspaco, Bruno Garcia Moreira. 

Para o Sebrae, o melhoramento genético é fundamental para o desenvolvimento dos criadores de ovinos, sobretudo para a região de Jales, que está fora do centro do estado. 

– É muito importante a Aspaco encabeçar um projeto como esse, que incentiva a adoção de novas tecnologias, como a inseminação artificial, essencial para o melhoramento genético. Não tenho dúvidas que haverá um ganho muito grande para a produção de carne ovina e o Sebrae está apto para auxiliar nesse processo e na gestão da propriedade rural – ressalta a consultora Viviane Karina Gianlorençoa.