Sindicato diz que greve do Indea continua em Mato Grosso

Paralisação ocorre desde o dia 6 de junho

Fonte: Canal Rural/divulgação

O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap) divulgou nota nesta segunda, dia 20, confirmando que a greve dos servidores do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) continua. A paralisação ocorre desde o dia 6 de junho. A nota contraria divulgação feita pelo governo do estado de Mato Grosso na sexta, dia 17, que anunciava o fim do protesto no início desta semana e a retomada integral dos serviços do órgão. 

O Sintap afirma que, como ainda não foi apresentada solução por parte do governo para o pagamento integral da Revisão Geral Anual (RGA) de 11,28%, os servidores que compõem a base do sindicato “continuam com os braços cruzados em todas as 141 unidades do Indea e do Intermat”. Ainda de acordo com a entidade, a diretoria garante o cumprimento da lei de greve, mantendo em atividade até um pouco mais do que a exigência de 30% do corpo de servidores em revezamento nas barreiras fixas e volantes e nos postos fiscais. Tudo para garantir o status sanitário do estado de Mato Grosso.

“Nossa greve é responsável e sabemos que emitir Guias de Transporte Animal (GTA) não é a prioridade neste momento. A greve continua mais firme do que nunca, ainda que haja a ameaça de corte de ponto para os servidores de ambas as autarquias”, afirmou a presidente do Sintap, Diany Dias, em nota. 

Na sexta, o governo de Mato Grosso declarou, em seu site, o fim da greve no Indea e afirmou que o retorno dos servidores ao trabalho, entretanto, poderia ser parcial, já que um dos sindicatos representantes da categoria decidiu prosseguir com o movimento. O Sindicato dos Fiscais Estaduais de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sinfa-MT) concordou com o encerramento da paralisação, após receber notificação da Justiça de MT determinando a ilegalidade do movimento.