Super aproveitamento da área de pastagem lidera as notícias de Pecuária

Como colocar 3 cabeças de gado no lugar de 1 no pasto foi o conteúdo mais acessado no site do Canal Rural nesta semana; os produtores estiveram interessados em gestão da propriedade e rendimentos 

Fonte: Renata Sirtoli/Canal Rural

1. Intensificação da área destinada à pecuária garante maior sequestro de carbono
O Brasil tem hoje cerca de 168 milhões de hectares de pastagens, dos quais 48 milhões de hectares são degradados. A informação é do pesquisador da Embrapa e professor da GVAgro Eduardo Assad, que apresentou, nesta semana, o projeto “Intensificação da pecuária brasileira: seus impactos no desmatamento evitado, na produção de carne e na redução de emissões de gases de efeito estufa”. A pesquisa foi coordenada por ele, para entre outros objetivos, estudar a viabilidade da aplicação da agricultura de baixa emissão de carbono (ABC) na pecuária para intensificar a atividade no país.

2. Saiba como ter sucesso na pecuária através da gestão da propriedade
A pecuária moderna exige profissionalismo do produtor, desde o momento da compra de insumos até a entrega dos animais para abate. O olho do dono não pode ficar apenas no boi, mas em todos os detalhes da atividade – da pressão dos custos à questão da sucessão familiar. A chave para chegar ao sucesso é a gestão da propriedade, um conceito que engloba o gerenciamento constante de todas as variáveis que envolvem a criação de gado.

3. O segredo para ter mais rentabilidade na pecuária: investir na pastagem
Para que a pecuária possa avançar no modelo sustentável de produção, a pastagem é indispensável para trazer rentabilidade para a fazenda. Propriedades voltadas à criação de gado em Goiás mostram que recuperar pastagens é o melhor investimento que se pode fazer na atividade.

4. Pecuarista faz desenhos gigantes com ovelhas
Dono de um rebanho com cerca de 4.000 ovelhas, o pecuarista Mike Bowler resolveu usar seus animais para produzir desenhos gigantes na sua propriedade, em Canterbury, no leste da Nova Zelândia.

5. Pecuarista vs. frigorífico: como transformar o embate em bons negócios
O relacionamento entre frigoríficos e pecuaristas tem sido marcado por disputas ao longo da história da pecuária. Em tempos de crise, os confrontos em torno do preço pago pela arroba do boi gordo se tornam ainda mais acirrados. Mas, com transparência e diálogo, o jogo entre quem tem o boi terminado e quem abate o animal está se modernizando.