USDA confirma caso de gripe aviária em propriedade na Califórnia

Criação de perus com cepa H5N8 foi colocada em quarentenaO Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) confirmou a presença do vírus da gripe aviária em uma propriedade na Califórnia. De acordo com o órgão do governo, foi encontrada a cepa H5N8, uma variedade altamente contagiosa do vírus.

A propriedade contaminada pela doença, uma criação de perus, foi colocada em quarentena. As aves que não contraíram o vírus serão retiradas do local para prevenir a propagação da doença.

Esta é a primeira descoberta do vírus em granjas comerciais dos EUA desde o início do incidente na rota migratória do Pacífico. Não foram detectados casos da gripe aviária em humanos. Em dezembro, uma cepa do vírus H5N8 foi detectada em aves selvagens e domésticas no Oregon, e outras cepas foram descobertas na Califórnia e em Washington.

Conforme o USDA, o vírus H5N8 não apresenta risco à saúde humana. Agentes federais e estatais estão trabalhando para aumentar os testes na área próxima à granja infectada. Além disso, os planos para o controle da doença incluem a proibição da circulação de produtos e animais nas imediações.