Ao vivo: confira as finais do Campeonato Nacional ABQM

Neste sábado, dia 22, o Canal Rural traz as principais competições e entrevistas com atletas, criadores e personalidades do mundo do cavalo quarto de milha

Na cidade de Avaré, interior de São Paulo, o Campeonato Nacional do Quarto de Milha chega às finais. Em seu site e página no YouTube, o Canal Rural transmite ao vivo os principais momentos neste sábado, dia 22, a partir das 11 horas. Lembrando que você pode participar enviando sugestões e perguntas para o WhatsApp (11) 96190-9726.

Um estúdio foi montado na arena de velocidade, onde a apresentadora da TV Quarto de Milha, Fabiana Bull Haik, e a repórter do Canal Rural Bárbara Siviero vão comandar as entrevistas. Entre as personalidades presentes deve estar o criador eternizado pelo Hall da Fama, principal premiação anual da raça, José Macário Perez. Outros que devem sentar no sofá com a apresentadora são o sócio pleno da ABQM (Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha) Paulo Farha e, claro, o presidente atual da entidade, Fábio Pinto da Costa.

A repórter irá mostrar os bastidores, conversar com os atletas e mostrar o público. Segundo a ABQM, somando todos os dias de campeonato, iniciado no último sábado, dia 15, são esperados 60 mil espectadores.

Ainda de acordo com as informações da ABQM, mais de 5.000 atletas e mais de 2.000 animais participam das provas neste ano. Ao todo, são 19 modalidades que agregam todos os públicos, com categorias do infantil ao master.

História

O Campeonato Nacional começou em 1978, com etapas realizadas em cidades do interior de São Paulo. Um dos municípios foi Presidente Prudente, considerado como o berço da raça quarto de milha no Brasil. Bauru também foi uma das que recebeu o evento, que também chegou à capital São Paulo.

Em 1983, o Campeonato Nacional tornou-se itinerante e passou a percorrer outros estados. O primeiro foi o Paraná. Anos depois, em 1989, a diretoria da ABQM decidiu fixar o evento em uma única sede. A escolha foi Avaré, local onde ele é realizado desde 2009.