OMS autoriza uso de herbicida glifosato por mais 18 meses

Decisão interrompe clima de insegurança vivido por produtores brasileiros, de acordo com Ministério da Agricultura

Fonte: Formad/Divulgação

A autorização do uso do herbicida glifosato por produtores de todo o mundo foi prorrogada por mais de 18 meses após reunião de representantes de países da comunidade europeia em Genebra, Suíça, informou em nota o Ministério da Agricultura. A informação, segundo a pasta, foi anunciada pela diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margareth Chan.

Na avaliação do secretário-executivo do ministério, Eumar Novacki, a decisão interrompe o clima de insegurança vivido por produtores brasileiros. “A diretora-geral entendeu a importância do glifosato para a agricultura mundial. Não se pode banir um produto largamente utilizado pela produção agrícola, e que contribui para sua produtividade, sem critérios científicos”, disse Novacki, que participou da reunião da OMS no último dia 30. Ele também informou na nota que a diretora-geral vai acompanhar os estudos referentes ao herbicida.

Em maio passado, depois de uma avaliação conjunta, especialistas da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgaram que o glifosato, herbicida mais amplamente usado no mundo, provavelmente não representa risco de câncer. O herbicida é comercializado principalmente pela Monsanto, sob a marca Roundup.