Riispoa deve alterar regras de Fiscalização Permanente

Laticínios, estabelecimentos de ovos e mel serão isentos da obrigatoriedadeAs primeiras alterações no Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa) serão anunciadas nesta quarta, dia 6, durante a divulgação do Plano Nacional de Defesa Agropecuária. O Canal Rural teve acesso a informações sobre algumas mudanças, que tratam de alguns artigos do texto, entre eles o que fala sobre a fiscalização permanente.

Fonte: Canal Rural

A mudança é que os estabelecimentos de laticínios, ovos e produção de mel não terão a obrigatoriedade dessa fiscalização permanente, ficando a obrigação apenas para os estabelecimentos de abates – em torno de dois mil estabelecimentos no país. O motivo seria a falta de fiscais agropecuários para atender todos os locais.

O presidente da Associação Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa) diz que a categoria não tem uma opinião unânime sobre este assunto, que é um tema que ainda precisa ser discutido. Segundo Mauricio Porto, tão importante quanto essa discussão é o número de fiscais, hoje 2700, metade em tempo de se aposentar. Pelos cálculos da Anffa, seria necessário repor imediatamente os 950 fiscais que se aposentaram nos últimos dois anos.