Goiás recebe a Abertura Oficial da Colheita da Soja

Nos dias 28 e 29 de janeiro, os produtores de Cristalina e região poderão participar de capacitações e da celebração do ponto alto da safra: a colheita da soja

Fonte: Rikardy Tooge/ Canal Rural

Na próxima semana, nos dias 28 e 29 de janeiro, a Fazenda Capão Grande (GO-436, Km 25), em Cristalina (GO), sedia a Abertura Oficial da Colheita da Soja. Esse evento de abrangência nacional é o ponto alto do Projeto Soja Brasil, que percorre as principais regiões produtoras do país para levar informações aos agricultores e acompanhar o desenvolvimento da safra de soja. A inscrição pode ser feita no site do Soja Brasil.

No estado, ainda  que de forma pontual, a colheita de soja em Goiás teve início esta semana. Por enquanto, as máquinas estão trabalhando em áreas irrigadas que foram plantadas no início de outubro, a exemplo de Cristalina, no entorno do Distrito Federal, e em parte do Sudoeste goiano, nos municípios de Jataí e Rio Verde. 

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO), em conjunto com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), estima para a safra 2015/2016 uma produção recorde de 9,8 milhões de toneladas – 13,6% maior que o resultado da temporada 2014/15.

“Apesar dos problemas climáticos iniciais, a maior parte do estado está tendo uma safra bastante interessante, com boas perspectivas de produtividade”, afirma o consultor técnico da Aprosoja-GO, Cristiano Palavro.

O auge da colheita em Goiás deve ocorrer mesmo na segunda quinzena de fevereiro, já que a maioria das lavouras está no período reprodutivo, deflorescimento e enchimento dos grãos. Segundo Palavro, pragas e doenças não vêm causando danos significativos nesta safra, mas é necessário monitoramento constante.

“Os produtores devem ficar atentos com a possível pressão de ferrugem asiática, potencializada pelo atraso no plantio e a forte umidade neste mês. Também merecem atenção o complexo de lagartas, percevejos e as doenças de final de ciclo”, explica.

Já na porção Norte-Nordeste do Estado, a semeadura da soja só foi concluída no dia 15 de janeiro, data limite da prorrogação do plantio. Com a demora na implantação das lavouras, causada pela estiagem no final de 2015, alguns produtores dessa região substituíram o cultivo da oleaginosa pelo milho que, a essa altura, consegue uma janela de produtividade melhor.

Celebração da safra

A Abertura da Colheita é promovida pela Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil) e Canal Rural, em parceria com a Aprosoja-GO e o Sistema Faeg/Senar. “Goiás vai receber o Soja Brasil com muito orgulho, mostrando o que temos de melhor, tanto em variedade, como em eficiência e gestão das propriedades”, ressalta o presidente da Aprosoja-GO e vice-presidente institucional da Faeg, Bartolomeu Braz Pereira.

O evento terá um Dia de Campo (28), com palestras para a atualização dos produtores rurais e profissionais do agronegócio, e no dia seguinte (29), o ato simbólico de início da colheita no País, com máquinas em campo e a presença de autoridades. Em cada dia de programação, os participantes devem levar um produto de higiene pessoal, que será doado à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cristalina.

Veja a programação completa do evento.