Setor da soja comemora a colheita da safra 2015/2016

Em Cristalina, no leste goiano, foi dada a largada para a colheita da nova safra brasileira de soja, e o Canal Rural transmitiu para todo o país

Foi dada a largada da colheita da safra de soja 2015/2016. Em Cristalina, leste de Goiás, as lideranças do agronegócio brasileiro se reuniram na Fazenda Capão Grande para celebrar a Colheita Oficial da oleaginosa. Agricultores de todo o país participaram da comemoração.

Em um dia repleto de debates, os produtores se informaram e comemoram o ponto alto para qualquer agricultor: a colheita. A Fazenda Capão Grande foi palco do encontro, que discutiu o clima para a próxima safra, irrigação e cenário político para 2016.

Para o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, a Abertura da Colheita mostra a força do agronegócio brasileiro. Segundo ele, o produtor rural é a salvação da economia brasileira e não pode mais aceitar a falta de estrutura para escoamento da safra como ainda acontece.

Em discursos repudiando os casos de corrupção no país, os presidentes da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Sistema Faeg/Senar), José Mário Schreiner, e da Associação dos Produtores de Soja e Milho do estado (Aprosoja-GO), Bartolomeu Braz Pereira, apontaram o agronegócio como um exemplo de um país que dá certo.

Colheita

Terminados os debates, máquinas no campo. Cinco colheitadeiras e um avião agrícola entraram na lavoura para a colheita simbólica da safra de soja 2015/2016. A aeronave representa as boas práticas de pulverização, e o piloto possui a licença especifica para este tipo de manejo, a Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS).

A produção total da safra ainda é incerta. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) acredita em colheita superior a 100 milhões de toneladas. Outras consultorias já não compartilham do mesmo otimismo.

Projeto Soja Brasil

O presidente da Aprosoja Brasil, Almir Dalpasquale, comemorou a presença dos produtores e destacou a importância do evento. Para ele, a quarta edição do Projeto Soja Brasil, realização da entidade com o Canal Rural, é uma forma de mostrar a força da produção agrícola brasileira. Dalpasquale afirmou que as viagens do projeto transmitem conhecimento e troca de experiência entre os sojicultores. O CEO do Canal Rural, Donário Lopes de Almeida, parabenizou todos os produtores do país e ressaltou a força da cultura da soja para a economia do país.

Solidariedade

A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cristalina comemorou a doação de 3500 itens de higiene pessoal, que foram arrecadados no evento. A instituição atende 150 crianças de baixa renda no município.

Veja a reportagem: