Anec alerta importadores para possíveis atrasos no embarque da soja

Informe é destinado à Gafta e 22 associados, no qual relata problema em nove EstadosA Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) já informou, por meio de dois comunicados a importadores internacionais, que atrasos deverão ocorrer no embarque de grãos – especialmente a soja – nos próximos dias.

O informe é destinado à Grain and Feed Trade Association (Gafta) e 22 associados. A medida serve como um alerta, caso se confirme os problemas nos embarques. O primeiro comunicado foi na última quinta, dia 19, e outro nessa terça, dia 24.

No último informativo, a Anec apontou problemas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Segundo o texto, a paralisação está comprometendo o envio de cargas para diversos portos, inclusive aqueles realizados por ferrovia, devido à impossibilidade de acessar os pontos de recebimento das linhas férreas.

O diretor-geral da associação, Sérgio Mendes, informou ao Canal Rural que ainda não é possível mensurar os prejuízos causados pela paralisação. Mendes ressalta também que os estoques dos portos de Santos e Paranaguá estão altos. Entretanto, se a grave continuar nos próximos dias e a quantidade armazenada acabar, a situação deve ficar crítica.