EUA: qualidade da safra de soja se mantém estável apesar de calor intenso

Relatório de acompanhamento da produção americana avalia que onda de calor que atingiu Meio-Oeste não teve efeito sobre área semeada

Fonte: Pixabay/divulgação

A qualidade das lavouras de soja nos Estados Unidos se manteve estável na semana passada, apesar da forte onda de calor que atingiu o Meio-Oeste do país na semana passada, disse nesta segunda-feira, dia 25, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA). Em seu relatório semanal de acompanhamento de safra, o USDA disse que 71% da área semeada com soja apresentava condição boa ou excelente até o último domingo, dia 24, mesmo porcentual da semana anterior. O governo norte-americano disse ainda que 76% da safra tinha florescido, em comparação a 66% na média dos últimos cinco anos. Além disso, 35% estava formando vagens, ante 26% na média. 

A qualidade das plantações de milho também não se alterou, apesar das altas temperaturas no Meio-Oeste na semana passada, que variaram de 32º a 38º Celsius. Segundo o USDA, 76% da safra apresentava condição boa ou excelente. O governo dos EUA disse ainda que 79% da safra tinha formado espigas, ante 70% na média de cinco anos. Além disso, 13% da safra tinha formado grãos, em linha com a média de cinco anos.

Quanto ao trigo de primavera, 68% da safra apresentava condição boa a excelente, uma queda de 1 ponto porcentual ante a semana anterior. Já a colheita da safra de inverno estava em 83%, em comparação a 79% na média dos últimos cinco anos.

O governo dos EUA informou também que 52% da safra de algodão tinha condição boa ou excelente até a semana passada, uma piora de 2 pontos porcentuais ante a semana anterior. Além disso, 85% da safra tinha florescido até o último domingo, em comparação a 84% na média. O USDA disse ainda que 46% tinha formado maçãs, ante 43% na média de cinco anos.