Fórum Soja Brasil mostra os desafios da nova safra

Primeiro evento do Projeto Soja Brasil desta temporada, realizado em Cascavel (PR), destaca que o produtor terá que ficar atento às variações de clima, preço e seguro rural

Fonte: Marcos Willems/Canal Rural

Foi uma verdadeira festa! O 1º Fórum Soja Brasil para a safra 2016/2017, que aconteceu em Cascavel (PR), trouxe aos produtores rurais presentes e aos que acompanharam a transmissão ao vivo pela internet uma enxurrada de informações importantíssimas para a próxima safra de soja. O tema escolhido para este ano, Custos de Produção: Clima e Perspectivas de Mercado, não poderia resumir melhor o foco que o produtor precisa ter. Mais de 500 pessoas participaram das palestras sobre as tendências para a soja no ciclo que se inicia.

“Este é o inicio de um trabalho que durará nove meses. Traremos a todos muitas novidades e discussões importantes para a definição desta próxima safra”, disse na abertura do fórum o diretor de Conteúdo do Canal Rural, Julio Cargnino, referindo-se ao Projeto Soja Brasil, que vai percorrer as principais áreas produtoras da leguminosa.

O presidente da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), Marcos Rosa, destacou durante o fórum a importância do homem do campo na economia do país. “A sociedade brasileira pode até não reconhecer nosso trabalho de acordar cedo, consertar trator, ficar embaixo de sol, mas, na hora do jantar, lembram de nossa importância; na hora em que o preço do feijão está alto, lembram de nós. Nós estamos mudando o Brasil, graças ao produtor rural”, afirmou.

clima, mais uma vez, foi um dos temas principais do evento, que contou com informações da meteorologista da Somar Desireé Brandt. Segundo ela, diversos institutos de meteorologia estão apontando um La Niña fraco para a próxima safra. Esse fenômeno deve ajudar algumas regiões brasileiras, entre elas o Matopiba, com chuvas mais regulares e volumosas. “O clima pode até não ser perfeito, mas ajudará os produtores do Nordeste, que sofreram com a seca este ano”, conta a meteorologista.

O evento, que em diversos momentos fez a plateia se erguer para aplaudir, teve na palestra sobre seguro rural o seu auge. Analistas concordaram que o país precisa de mudanças urgentes no seguro rural.

Segundo Ângelo Gemignani Sobrinho, do Instituto Brasileiro Para o Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio (IBDAgro), o primeiro passo para melhorar o seguro rural no país é transferir a subvenção dada pelo governo a captação de crédito, para o seguro rural, que hoje tem um papel mais importante para o produtor.

Para completar a festa, o 1º Fórum Soja Brasil, escolheu a data de 28 de julho para seu evento, por se tratar também do dia do agricultor, e com isso, presenteou a todos com modas de violas antigas interpretadas pelo cantor Rodrigo Freitas.

Leia a reportagem completa sobre o 1º Fórum Soja Brasil para a safra 2016/2017 no site do Projeto Soja Brasil.