Plantio da safra 2017/2018 de soja atinge 92% da área prevista, diz AgRural

No milho verão, semeadura alcança 89% da área do Centro-Sul, afirma consultoria

Fonte: Embrapa/divulgação

O plantio de soja da safra 2017/2018 atingiu 92% da área prevista no Brasil até quinta-feira, dia 30, apontou a consultoria AgRural nesta sexta-feira, dia 1º. O número representa avanço de oito pontos porcentuais em uma semana e supera os 90% de um ano atrás e os 87% da média de cinco anos. 
 
“No início do mês, o plantio estava atrasado em diversos estados devido à irregularidade das chuvas em outubro. Mas as precipitações se normalizaram ao longo de novembro, permitindo um rápido avanço das máquinas”, disse a consultoria. 
 
A AgRural afirma, entretanto, que a janela de plantio do milho de segunda safra ficará mais apertada no início de 2018, especialmente no Centro-Oeste, com consequente impacto sobre o tamanho da área plantada.
 
Destacou também que as lavouras de soja se desenvolvem bem em todo o país. Segundo a consultoria, o ritmo de plantio foi mais lento no Matopiba na última semana devido à redução das chuvas.
 
“Mas os produtores não chegaram a ficar preocupados, já que os mapas de previsão mostram bons volumes de chuva para a região nas próximas duas semanas”, disse a consultoria. Até o dia 30, 65% da área de soja estava semeada no Maranhão; 62% no Tocantins; 60% no Piauí; e 85% na Bahia. 
 
O Sul do Brasil, por outro lado, tem previsão de tempo mais seco, especialmente no Rio Grande do Sul, onde 86% da área está plantada. “Isso ainda não chega a ser problema, já que o solo tem bom nível de umidade após as chuvas recentes”, destacou a AgRural. A consultoria ressaltou que, de agora em diante, é preciso monitorar o clima no Sul “já que a região costuma ser mais propensa a períodos de tempo quente e seco em dezembro e janeiro”.
 
A AgRural projetou a produção de soja na safra 2017/2018 do Brasil em 110,2 milhões de toneladas, com base em uma área 2,2% maior e em linhas de tendência de produtividade. Nova estimativa de safra, agora com levantamentos de produtividade substituindo as linhas de tendência, será divulgada no dia 8 de dezembro. 
  
Milho verão 
 
O plantio da safra 2017/2018 de milho verão alcançou na quinta-feira, dia 30, 89% da área total estimada para o Centro-Sul do Brasil, acima dos 81% da média de cinco anos, segundo a AgRural. 
 
O avanço de 18 pontos percentuais na última semana diminuiu o atraso em relação a igual período do ano passado, quando o plantio estava em 92%. Na semana anterior, a diferença na comparação anual era de 16 pontos percentuais. 
 
“O avanço se deve ao ritmo acelerado da semeadura em Minas Gerais, que em sete dias passou de 21% para 75%”, disse a consultoria. Em Goiás, a área plantada com milho chegou a 91% (ante 68% na semana passada). De acordo com a AgRural, as lavouras se desenvolvem bem em todo o Centro-Sul, de modo geral. 
 
A consultoria divulga nova estimativa de produção de milho verão na safra 2017/2018 no dia 8 de dezembro.