Preço do farelo de soja sobe 3% em outubro

O atraso das chuvas no Brasil, a demanda mundial aquecida e o dólar mais firme nas últimas semanas foram alguns dos motivos que deram sustentação ao valor do produto

Fonte: Divulgação/Assocon

Os preços do farelo de soja no Brasil registraram uma alta de 3,2% na primeira quinzena de outubro em relação à setembro. Segundo a Scot Consultoria, a tonelada do alimento concentrado em São Paulo ficou cotada, em média, em R$ 1.096,90, sem o frete. Apesar disso, na comparação com o mesmo período de 2016, o produto está custando 16,9% a menos.

O atraso das chuvas no Brasil, a demanda mundial aquecida e o dólar mais firme nas últimas semanas foram alguns dos motivos que deram sustentação aos preços do farelo de soja no mercado interno. Considerando a praça de São Paulo, atualmente são necessárias 7,72 arrobas de boi gordo para a compra de uma tonelada de farelo de soja

Com a alta de preço do insumo e os recuos da cotação da arroba do boi gordo, a relação de troca foi prejudicada. O poder de compra do pecuarista piorou 5,6% em outubro, frente a setembro deste ano. Na comparação com outubro do ano passado, porém, o cenário ainda está melhor este ano. São 10%, ou 0,9 arroba a menos para a compra da mesma quantidade de farelo.

No curto e médio prazo, o clima e a evolução da semeadura no Brasil, bem como a situação da colheita e esmagamentos nos Estados Unidos ditarão o mercado da soja e farelo de soja.