Preço da soja deve cair com oscilação do dólar e clima nos EUA

Segundo especialista, produtor que conseguiu antecipar as vendas fez um bom negócio

Fonte: Jonas Oliveira/ANPr

No interior de São Paulo, praticamente metade da safra de soja 2016/2017 já está comercializada, já que muitos produtores anteciparam a venda para aproveitar o preço e garantir renda o suficiente para cobrir os custos de produção. Para especialistas, quem optou pela antecipação se deu bem, já que a oscilação do dólar e a safra americana devem contribuir para a queda de preço nos próximos meses.

O produtor Allan Delfino, de Araçoiaba da Serra (SP), plantava feijão, milho, abóbora e soja durante o inverno, mas, diante dos altos custos de produção e da incerteza de mercado, resolveu neste ano investir apenas no cultivo da soja. “Neste ano eu não quis arriscar por conta do clima, já que estava certo que íamos ter geada”, disse.

A expectativa de Allan, agora, é aproveitar os preços favoráveis e produzir cerca de seis mil sacas de soja na safra 2016/2017. “Metade do plantio está comercializado e foi feito o travamento na bolsa a R$ 85 a saca e o restante depende da produção. Se o clima não for favorável, não sabemos quanto vamos produzir.”

Para o economista e analista de mercado da Informa Economics FNP Aedson Pereira, a venda antecipada foi uma boa decisão para os produtores de soja. “Com o travamento do custo, você diminui um pouco a necessidade de entrar no mercado desesperadamente para vender. Agora, o momento é de cautela porque os produtores devem esperar a retomada e a redefinição do cenário nos EUA para ter a chance de vender mais um pouquinho da safra”, Disse.

O economista conta que a possível quebra da safra norte-americana de soja não deve acontecer. Um cenário que gera incertezas no mercado interno, já que o clima favorável nos EUA associado à queda do dólar nas últimas semanas deve pressionar os preços da soja para baixo.