Menú

PROJEÇÃO

Safra de soja deve chegar a 109,8 milhões de toneladas, diz consultoria

De acordo com a Céleres, a área brasileira irá aumentar 2,5% em relação ao ciclo anterior

A produção de soja no ciclo 2017/2018 deverá ficar em 109,8 milhões toneladas de acordo com a consultoria Céleres. Essa projeção significa um aumento de 0,6% em relação à última estimativa, porém, queda de 3,5% em relação à safra passada. A revisão positiva da área plantada é o principal motivo da leve alta da expectativa da produção nacional.

Área
A área a ser semeada deverá alcançar 34,7 milhões de hectares, o que significa um aumento de 0,6% em relação ao último levantamento e de 2,5% na comparação com a temporada anterior, de 850 mil hectares.

Esta deverá ser a 12ª temporada de aumento consecutivo na área de soja no país. No entanto, diferentemente dos últimos anos, as regiões de maior expansão estarão localizadas no Centro-Sul, com aumento de 580 mil hectares em relação à safra 2016/2017.

Isso acontece devido à forte migração da área de milho verão para soja. “As chamadas regiões de fronteira deverão ser responsáveis por 270 mil hectares de incremento na próxima temporada”, disse a consultoria em relatório.

Plantio
A semeadura segue limitada pela insuficiência de chuvas e de umidade no solo na maior parte do Centro-Oeste. Muitos produtores esperam maiores níveis de chuvas para começar ou dar andamento às atividades. Segundo a Céleres, 5% da área da próxima safra foi plantada até a última sexta-feira, dia 06, contra os 10% do ciclo passada.

A expectativa é que as chuvas tenham maior intensidade no decorrer de outubro, contudo, direcionadas para a região Sul. Neste cenário, é provável que o plantio fique concentrado em períodos menores de tempo.

Até o momento, a produtividade projetada para o ciclo 2017/2018 é de 3,16 toneladas por hectare, com recuo de 6% na comparação com a safra passada. 

Nome:

Email:

Deixe um comentário:

Escreva os números da imagem:

últimas notícias

Previsão para hoje -


▲ Máx
▼ Min




Confira a previsão dos próximos dias

Fonte: Somar Meteorologia