Tudo pronto para o 1º Fórum Soja Brasil 2016/2017

Evento em Cascavel (PR) vai reunir nesta quinta-feira mais de 600 produtores rurais e convidados, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural

Fonte: Canal Rural

Depois de muito trabalho, está tudo pronto para o primeiro Fórum Soja Brasil da safra 2016/2017.  O evento, que acontece em Cascavel, no oeste do Paraná, vai reunir produtores rurais e especialistas para discutir questões importantes para a próxima safra.

Assim como acontece no dia a dia do homem do campo, os preparativos para deixar o evento perfeito para os convidados começaram antes mesmo de o Sol raiar. Ao todo, mais de 70 pessoas foram envolvidas no processo de montagem do fórum, desde a organização do espaço, a luz, o som, ao carro de transmissão. Segundo o supervisor de Eventos do Canal Rural, Renan Zebiani, organizar um evento com estas proporções leva mais de 40 dias. 

“Inicialmente, definimos o tema, o local e a estrutura necessária. A partir daí, a equipe se desloca para o município escolhido, para fazer toda a montagem da estrutura”, conta ele. “Garantimos assim uma ótima experiência para o telespectador e para os convidados que participam no local”.

O espaço escolhido possui 4 mil m² e fica localizado dentro do parque de exposições da Sociedade Rural do Oeste do Paraná, que deve receber mais de 600 produtores rurais. “Eu vejo uma importância muito grande em todos os eventos como este, que trazem informação para que o produtor possa tomar suas decisões”, afirma o presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Roberto Orso.
 
Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Paraná (Aprosoja PR), José Sismeiro, há muito o que se discutir no fórum deste ano. No Paraná, por exemplo, os produtores estão apreensivos com o comportamento do clima para o próximo ciclo. Na segunda safra de milho, que ainda está sendo colhida, já é certo que houve prejuízo por causa da geada e dos temporais nos últimos dias. A expectativa é de quebra de pelo menos 15%. 

Para a soja, o planejamento da safra já foi feito. Muitos produtores compraram insumos e, na região, segundo Sismeiro, 40% da safra já foi travada no mercado futuro. “Quando temos um fórum como o Soja Brasil, temos centenas de cabeças pensando juntas. Os microfones estarão abertos para perguntas e, na grande maioria das vezes, algum produtor sinaliza para nós coisas que não havíamos percebido”, afirma o presidente da Aprosoja PR.

Para começar bem o dia, os participantes serão recebidos com um belo café da manhã. Antes dos debates começarem, o evento prestará uma homenagem aos heróis do campo, já que 28 de julho é o Dia do Agricultor.
 
Para o diretor de conteúdo do Canal Rural, Julio Cargnino, um produtor bem informado é capaz de planejar melhor a sua safra e, com isso, obter resultados melhores.

“O agricultor vai conhecer muitas opiniões, receber muita informação e ter acesso a dados importantes para a safra. Esse evento será uma oportunidade para apresentarmos ao produtor rural muitos desses cenários”, garante Cargnino.